Prefeito de BH discutiu parcerias para ampliar o acesso à tecnologia e à educação científica na capital mineira
Ministra Luciana Santos (PCdoB) se reuniu com Álvaro Damião (União Brasil) nesta segunda-feira (14) (Fernando Michel/ Hoje em Dia)
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), participou de uma reunião com o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), na manhã desta segunda-feira (14). A visita foi uma “cortesia” da chefe da pasta, que irá participar de um evento do programa Mais Ciência na Escola, no Instituto Federal de Betim, na região metropolitana.
Segundo Luciana, o programa que será instalado na cidade próxima a BH, também pode, no futuro, ser implementado na capital. Para isso, a ministra destacou que a cidade precisa elaborar um projeto com alguma instituição de ensino federal ou estadual e participar de um edital.
“O que a gente pretende é trazer isso também para Belo Horizonte, formar desde cedo as crianças e fazer com que elas possam se adaptar a essa nova realidade (...) Isso é compromisso com as ciências e as tecnologias, e entender que a pasta é pilar do desenvolvimento nacional”, afirmou.
O programa tem como objetivo promover o letramento digital e a educação científica por meio da criação de laboratórios maker em escolas públicas. No país, será realizado um investimento de R$ 9 milhões na implantação de 90 laboratórios maker em escolas federais, estaduais e municipais. A iniciativa também inclui a capacitação de professores para o uso das novas tecnologias.
Durante a reunião, também foram discutidas parcerias para ampliar o acesso à tecnologia e à educação científica em BH. A ministra mencionou a possibilidade de trazer para a cidade a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por instalar redes de fibra óptica em instituições de ensino e saúde.
“O prefeito já falou que tem muita preocupação em levar conectividade às periferias com telecentro, para desde cedo haver o acesso. Você não consegue formar e garantir que a pessoa desenvolva habilidades em tecnologia de informação sem conectividade e sem estrutura para isso”, disse a ministra.
Damião destacou que BH quer receber “todos os projetos” possíveis envolvendo inovação e ciências. Para ele, “a tecnologia não é só mais o futuro, é o presente”.
“O futuro ficará marcado por aqueles que estudarem tecnologia no Brasil. Sabemos disso e queremos implantar todos os projetos de ciências e tecnologias que o país tiver para oferecer”, destacou o prefeito.
A reunião também contou com a presença do secretário de Governo de Belo Horizonte, Guilherme Daltro, da ex-deputada federal Jo Moraes (PCdoB), do vereador Edmar Branco (PCdoB) e da equipe técnica do ministério.
Luciana Santos (PCdoB) se reuniu com o prefeito de BH nesta segunda-feira (14) (Fernando Michel/ Hoje em Dia)
Leia mais: