Nem assumiram e já fazem da Câmara ‘trampolim’ para 2014

Amália Goulart - Do Hoje em Dia
07/11/2012 às 10:27.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:57
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Quase metade dos vereadores eleitos por Belo Horizonte vai assumir o novo mandato, articulando a candidatura a deputado nas eleições de 2014. Levantamento do Hoje em Dia, com dados fornecidos pelos próprios parlamentares, mostra que 20, dos 41 vereadores, disputarão o pleito estadual daqui a dois anos. E desse montante, cinco fazem parte da bancada de novatos. Entre eles, somente um já exerceu mandato de vereador antes. Os outros quatro têm a intenção de ficar na Câmara por um curto período.


As articulações tomam conta das conversas. Apresentação de projetos importantes para a cidade não ganham o mesmo espaço que as “fofocas” sobre o rumo dos parlamentares e o “trabalho” que terão para conseguir a ascensão na política.


Alguns chegaram a se aproveitar das eleições municipais, neste ano, para ajudar candidatos a prefeito no interior. Dessa maneira, estariam “consolidando as bases” para concorrer às vagas de deputado.


Apesar do trabalho precoce, em público apresentam certa ressalva ao falar do assunto. “Não tenho uma definição. Pode ser, mas não está definido”, afirmou Arnaldo Godoy (PT), tido pelo partido como nome certo a disputar. “Devo sair, mas tenho que esperar uma posição do meu grupo político se será para estadual ou federal”, disse Wellington Magalhães (PTN). Ele já esteve na Câmara Municipal, mas teve o mandato cassado. Por isso, é considerado novato, segundo a Justiça eleitoral.


Sinal


Outro novato que pode deixar a Câmara é Bim da Ambulância (PTN). “Todos estão me incentivando a sair, mas Deus ainda não tocou meu coração. Se ele me avisar, vou sair”, afirmou.


Recado


Para o cientista político da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), Malco Camargos, os vereadores que querem sair para disputar vagas de deputado deveriam analisar o recado que os eleitores deram neste pleito, ao renovar 54% da Câmara. “É importante que reflitam sobre a qualidade da representação na Câmara, a partir da renovação. Esses que pretendem sair deveriam ouvir o que disseram as urnas”, completou. o vereador se lança em uma candidatura a deputado mais para divulgar o nome que para ser eleito.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por