Novo presidente do TJMG dá prioridade ao processo eletrônico

Patrícia Scofield - Do Hoje em Dia
29/06/2012 às 22:24.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:13
 (TONINHO ALMADA)

(TONINHO ALMADA)

O novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (29) que a maior meta de sua gestão será instalar o processo eletrônico no Estado. “Vamos ganhar celeridade nos processos, acabar com a cultura do papel, que sai mais caro para o Tribunal, e reduzir o número de servidores”, esclareceu.

Segundo o magistrado, há um projeto de teste do processo eletrônico na região do Barreiro, em Belo Horizonte, mas falta a Corregedoria Nacional de Justiça implementar a programação para que o sistema seja adotado em Minas. Dessa forma, o acórdão poderá ser divulgado ao término dos julgamentos, em vez de ser publicado em até dez dias. Para Rodrigues, a população será beneficiada com a resposta rápida dos processos, que também vai facilitar a comunicação direta no país.

Como militante ativo na Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Rodrigues defendeu eleições diretas nos TJs. Outro ponto defendido por Joaquim Herculano é a divulgação dos salários dos desembargadores e juízes. Ele aguarda a padronização do CNJ para julho, se o Supremo Tribunal Federal (STF), liberar as informações.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por