(Sarah Torres / ALMG)
A Comissão Especial para análise dos vetos do governador Romeu Zema (Novo) ao reajuste dos servidores tem maioria de deputados da oposição ao governo. A comissão será formada por 5 membros. Os deputados indicados foram Beatriz Cerqueira (PT), Sargento Rodrigues (PL), Professor Cleiton (PV), Sávio Souza Cruz (MDB) e Guilherme da Cunha (Novo).
Nesta quinta-feira (7), a mensagem com os vetos de Zema foi lida no plenário da Casa.
A primeira reunião da comissão está marcada para as 16h desta sexta, quando serão escolhidos presidente e relator dos vetos. Após a aprovação do relatório na Comissão Especial, o parecer segue para analise em plenário.
A Assembleia Legislativa tem 30 dias para votar e manter ou derrubar os vetos do governador. Na avaliação da deputada Beatriz Cerqueira, entretanto,a aprovação do relatório deve ser rápido.
RelembreO projeto de reajuste dos servidores foi encaminhado à Assembleia com a previsão de aumento de 10,06% para todos os servidores. No dia 30 de março, os deputados estaduais alteraram o projeto e ampliaram os reajustes para as categorias da Educação, Segurança e Saúde.
Para os professores foi garantido o pagamento do piso da educação com um reajuste de 33,24%.
Para as forças de segurança foi incluído um reajuste de 24%, visando cumprir acordo feito por Zema com os trabalhadores do setor. Para a saúde também foi previsto um reajuste de 24%.
Porém, na última terça-feira (5), Romeu Zema sancionou o projeto, mas com veto às alterações feitas pelos deputados e mantendo o índice previsto no projeto original, de reajuste de 10,06% para todos.
Leia mais: