O PCdoB anunciou apoio oficial à candidatura de Alexandre Kalil e Paulo Lamac (PHS, PV e REDE) no segundo turno das eleições municipais em Belo Horizonte. O comunicado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (10).
"O PCdoB tem a firme convicção que nesse segundo turno a candidatura conduzida por João Leite é o retrato claro das forças mais atrasadas e golpistas de nosso país. O seu principal líder, o senador Aécio Neves, derrotado no último pleito presidencial é um dos principais artífices que comandou a cruzada golpista contra as forças progressistas e democráticas nos Brasil”, afirma o documento.
Já Kalil agradeceu ao apoio, e disse que é conhecido de longa data de Jô Moraes (PC do B), candidata que compôs chapa com o petista Reginaldo Lopes, e conseguiu 86.234 votos no primeiro turno.
"A notícia que eu tenho é que o PCdoB fechou contra o João Leite. Eles deram uma nota dizendo que onde o João Leite está, eles estão do outro lado, o que é muito bem-vindo. Você ter uma aliada com a singeleza e a delicadeza da Jô Moraes é muito bacana. A Jô é minha amiga há muito tempo, gosto muito dela", afirmou.
O presidente do PCdoB-BH, Zito Vieira, afirma que o apoio do Partido é político. “Temos de um lado os tucanos a mesma gente que privatizou o Brasil e liderou o golpe. Do outro lado está uma candidatura voltada para a população mais simples da capital. Nesta batalha não temos dúvidas que a militância e direção indica o voto e apoio a Kalil”.
Na próxima quinta-feira (13) o candidato Alexandre Kalil visitará à sede estadual do PCdoB para agradecer o posicionamento do PCdoB-BH e receber as contribuições dos comunistas ao Programa de Governo. A atividade contará com a presença de membros da deputada federal, Jô Moraes; do presidente do PCdoB-Minas, Wadson Ribeiro, e do ex-ministro do Esporte, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).
Confira a nota oficial na íntegra
"Nas eleições municipais de Belo Horizonte desse ano o Partido Comunista do Brasil compôs chapa majoritária e proporcional com o Partido dos Trabalhadores. Indicamos à chapa encabeçada pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes, a maior expoente do PCdoB nessa cidade, a camarada Jô Moraes. Nossa chapa angariou pouco mais de 7% dos votos da cidade e terminou o pleito em quarto lugar. Destaca-se que mais de 43% do eleitorado se abstiveram ou votaram nulo ou branco nesse pleito de 2 de Outubro de 2016.Com o resultado final o eleitorado da cidade colocou no segundo turno duas candidaturas, de Alexandre Kalil, do PHS com o apoio da REDE e PV e do deputado do PSDB apoiado pelo PPS, DEM e PP. O PCdoB tem a firme convicção que nesse segundo turno que a candidatura conduzida pelo João Leite é o retrato mais claro das forças mais atrasadas e golpistas de nosso país. O seu principal líder, o Senador Aécio Neves, derrotado no último pleito presidencial um dos principais artífices que comandou a cruzada golpista contra as forças progressistas e democráticas nos pais.O PSDB, junto a seus aliados, DEM e PPS fizeram uma permanente e inconsequente oposição aos quatros governos progressistas do Brasil. Em Minas Gerais conspira abertamente e sem limite contra o governador Fernando Pimentel, para essa gente o que importa é o poder. Caso assuma a cadeira de Prefeito de Belo Horizonte, o senhor João Leite reforçará a onda neoliberal que permeia esse início de governo golpista no Brasil e terá consequência na continuidade do governo Pimentel bem como nas urnas de 2018 em nosso estado e no Brasil. Sabemos que a outra candidatura, de Alexandre Kalil e Paulo Lamac, da coligação PHS, PV e REDE construiu um discurso contra a política no primeiro turno, um discurso que não ajuda na construção e resistência democrática aos avanços conservadores no Brasil, mas pode significar mais uma derrota importante a esse conjunto de forças que emergem do golpe.Portanto o PCdoB - BH conclama sua militância, apoiadores e amigos a liderar e realizar uma grande jornada para derrotar a candidatura tucana em Belo Horizonte, de forma ampla, com todos os setores de luta de Belo Horizonte, politizar, denunciar as mazelas, suas intenções privatistas, seus ataques aos trabalhadores e aos servidores públicos, sua ofensiva contra os direitos básicos da cidade, contra as ocupações urbanas, e a utilização pública dos espaços públicos, que a vitória da candidatura de João Leite com certeza trará a cidade. Esta campanha deve ser intensa, politizada e combativa.Portanto o PCdoB BH delibera pelo voto é apoio ao candidato Alexandre Kalil 31 e uma grande campanha de denuncia da candidatura tucana.Belo Horizonte, 8 de Outubro de 2016Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil #agoraekalil #tucanonuncamais"