(Agência Câmara)
O prazo final para a inscrição de candidatos à direção da Câmara dos Deputados foi estendido de sexta-feira (1º) até as 22 horas do próximo domingo (3). No dia seguinte, os deputados se reúnem em Plenário, a partir das 10 horas, para votar nos sete titulares e quatro suplentes que vão compor a Mesa Diretora nos próximos dois anos.
A expectativa é que o processo de votação seja encerrado em menos de duas horas.
Os detalhes para o processo da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara estão sendo finalizados. Até sexta, os deputados deverão decidir se formam blocos parlamentares.
Na segunda-feira (4) as urnas eletrônicas estarão prontas para votação. A equipe técnica da Câmara aproveita o recesso parlamentar para preparar o Plenário. Neste ano, os deputados contarão com urnas eletrônicas novas, ao custo de R$ 3,8 mil cada uma. O processo é simples: o parlamentar chega à cabine, insere um código e confirma a identidade com a impressão digital. Na hora da apuração, o primeiro nome a ser definido é o do novo presidente da Casa, que precisa receber a maioria dos votos dos parlamentares presentes. A apuração dos demais cargos só é feita depois que o presidente estiver definido.
Candidaturas
Três deputados devem disputar a presidência da Câmara: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES).
Histórico