(Fernando Frazão/Agência Brasil)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste domingo (16), que é contra a privatização da Petrobras . Em debate realizado na TV Bandeirantes, em São Paulo, o petista disse acreditar que privatizar não é a solução para nada.
A fala de Lula veio após Bolsonaro afirmar que, em contrapartida do que ocorre no mundo, o Brasil buscou a alternativa e agora está ‘no caminho certo’.
“O Congresso votou e eu sancionei a redução do teto do ICMS. Eu abri mão de todos os impostos dos combustíveis e (...) todos os senadores do PT votaram contra essa proposta. Isso puxou o preço das coisas lá pra baixo, estamos no terceiro mês de deflação. Temos hoje uma das gasolinas mais baratas do mundo, trabalho do Bolsonaro e do Congresso”, afirmou.
De acordo com o mais recente levantamento do site Global Prizes, que monitora o preço dos combustíveis em diversos países, o Brasil ocupa a 31ª posição no ranking de menor preço.
O presidente Bolsonaro aproveitou para elogiar a política econômica adotada pelo ministro Paulo Guedes em sua gestão.“O mundo todo com alta nos combustíveis, alta da inflação e o Brasil no caminho certo, com Paulo Guedes. Orgulho do nosso governo, a economia e o povo em primeiro lugar”, completou.
No entanto, o candidato Lula rebateu dizendo que o atual governo reduziu em 20% a quantidade de combustível refinada no país.
“Quando ouço ele falar eu imagino em que mundo ele está. Esse país hoje refina só 80% do que usa, antes refinamos 100%. Eu acredito piamente que eu sou contra a privatização da Petrobras. O governo dele privatizou os gasodutos e hoje pagamos 3 milhões de aluguel para usá-los. E vamos continuar pagando. Eu sinceramente acho que privatizar não é a solução para nada”, finalizou.