Relator cita 'experiência inquestionável' de Raquel Dodge para chefiar PGR

Estadão Conteúdo
04/07/2017 às 16:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:22
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

(Antonio Cruz/Agência Brasil)

O senador Roberto Rocha (PSB-BA), divulgou nesta terça-feira (4), seu relatório sobre a indicação da subprocuradora Raquel Dodge para chefiar a Procuradoria-Geral da República. O parecer será apresentado nesta quarta-feira (5), aos senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

No texto, o relator faz um resumo do currículo de Raquel e, em tom elogioso, diz que sua experiência é "inquestionável". "Sua experiência é inquestionável em matéria penal, mas não é menor em relação a questões cíveis, em geral, e de tutela coletiva, em especial", escreve.

Antes mesmo do relatório, ao ser escalado na semana passada para relatar a indicação, Rocha já havia adiantado que seria favorável à aprovação. Raquel foi a segunda na lista tríplice levada pela Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) ao presidente Michel Temer. No Ministério Público, ela é considerada opositora ao atual procurador-geral, Rodrigo Janot.

Em seu parecer, porém, ele ressalva que o voto é secreto. "Por fim, como não podemos registrar nosso voto, em virtude do caráter secreto do processo de votação, concluímos que há elementos suficientes para que esta Comissão manifeste-se sobre a indicação de Raquel Elias Ferreira Dodge para ocupar o cargo de Procuradora-Geral da República."

Rocha recebeu Raquel na manhã desta terça-feira em seu gabinete. A reunião, que só foi divulgada após ter acontecido, durou cerca de uma hora.

A subprocuradora já marcou encontros com outros senadores para tratar da votação de sua indicação, marcada para o próximo dia 12. A oposição, no entanto, tenta adiar para depois do recesso parlamentar. O argumento é de que o mandato de Janot vai até setembro e não há pressa em aprovar a indicação de Raquel tão rapidamente.Leia mais:
Pacheco anunciará relator da denúncia contra Temer às 18hEm mensagem ao Senado, Raquel Dodge diz ter se preparado para assumir PGRJanot diz que escolha do nome de Raquel Dodge como sua substituta foi legítima

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por