Reunião de governadores terá clima de disputa presidencial

Amália Goulart - Hoje em Dia
13/03/2013 às 06:30.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:50
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

A mais de um ano da disputa pela Presidência da República, as três principais reivindicações dos estados para obter mais receita transformaram-se em bandeiras eleitorais capitaneadas, justamente, pelos 27 governadores.

Nessa terça-feira (12) foi dado o pontapé da contaminação da agenda executiva pelas eleições de 2014. Nesta quarta-feira (13), os chefes de executivos estaduais se reúnem com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), para discutir o que deveria ser uma agenda positiva pelo fim da guerra fiscal, renegociação das dívidas com a União e alterações no Fundo de Participação dos Estados (FPE). Mas o clima eleitoral deve marcar as discussões.

Ainda na terça-feira, o virtual candidato da oposição ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB) recebeu em seu apartamento, para um jantar, oito governadores do seu partido para orientá-los sobre como proceder no encontro desta quarta. “Vamos discutir temas em comum às políticas do PSDB e aos governos. Da mesma forma, os outros partidos estão fazendo reuniões, além desta geral dos 27. O PSDB vai discutir no seu âmbito quais são as reivindicações federativas. O tema deste ano é a federação”, afirmou, antes do jantar, o governador Antonio Anastasia.

É o pacto federativo a principal bandeira de Aécio pela Presidência. E Minas será utilizada na campanha como “exemplo de gestão”. “Somos todos reféns da política econômica”, atacou Anastasia.

As críticas atingem todos os setores do governo Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à reeleição. Na questão da disputa pelos royalties do petróleo, por exemplo, Anastasia diz que faltou estímulo a um consenso. É com o espírito eleitoral que os governadores tentam hoje uma solução para os problemas que lhes são comuns. Os gestores petistas também se reuniram para lançar uma ofensiva.
 
Saiba mais na Edição Digital do Hoje em Dia.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por