Clima bélico

Saída de Júlio Delgado do PSB é tida como 'iminente'

João Sampaio
jsampaio@hojeemdia.com.br
14/03/2022 às 18:02.
Atualizado em 14/03/2022 às 18:41
 (Agência Câmara)

(Agência Câmara)

Depois de 18 anos filiado ao PSB, o deputado federal Júlio Delgado confirmou à reportagem que as últimas decisões do partido podem levá-lo a deixar a sigla ainda este mês, aproveitando o período da janela partidária - esse mecanismo garante ao parlamentar o direito de migrar de partido sem a ameaça de perder o mandato. O prazo final da janela este ano é 1º de abril.

Segundo Delgado, o PSB falhou ao não construir uma chapa competitiva para as eleições de outubro. “Para mim não é uma decisão fácil porque sou homem de partido, estou no PSB há 18 anos. Mas, hoje, a permanência é a hipótese menos provável”, disse.

No PSB Minas, segundo uma fonte da direção estadual, a saída de Delgado é dada como “iminente”. “Se ele não apresentar sua desfiliação nos próximos dias, o partido irá convidá-lo a sair”, declarou a fonte, numa demonstração do clima beligerante que tomou conta da agremiação nesse período de troca-troca partidário.

O parlamentar vinha se segurando no PSB por conta da possibilidade de formação de uma federação partidária junto com PT, PCdoB e PV para a disputa proporcional. A decisão do PSB de não participar da federação tem se mostrado uma espécie de gota d’água na relação entre o parlamentar e a direção partidária.

Delgado se interessava pela federação porque, em tese, ampliaria suas chances de reeleição. “Na verdade, a federação é consequência da falta de um trabalho para formar chapa; não temos chapa competitiva, não foi feito esse trabalho”, argumenta Delgado.

Delgado não será a única baixa na bancada federal do PSB mineiro. Também cogita-se a saída de Emidinho Madeira ainda nesta janela partidária, mas o caso estaria entregue à direção nacional. Caso se confirmem as saídas de Delgado e Emidinho, o PSB ficaria com apenas um deputado federal por Minas, Vilson da Fetaemg, que também é o presidente da seção estadual. Na Assembleia, o PSB tem hoje dois deputados: Bernardo Mucida e Professor Cleiton.

Júlio Delgado está filiado ao PSB desde 2004. Ele é filho de um outro filiado histórico do partido, o ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado, que foi inclusive o candidato da sigla ao governo em 2014. Com 395.039 votos, Tarcísio ficou em terceiro lugar. A eleição foi vencida por Fernando Pimentel (PT).

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por