Eleições 2022

"Se eu não tiver 60% dos votos, algo de anormal houve no TSE", afirma Bolsonaro

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
19/09/2022 às 17:29.
Atualizado em 19/09/2022 às 17:33
Ao deixar sede da PF, Wajngarten disse que já encaminhou pedido ao STF (Marcos Corrêa/PR/Divulgação)

Ao deixar sede da PF, Wajngarten disse que já encaminhou pedido ao STF (Marcos Corrêa/PR/Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a lançar dúvidas sobre a legitimidade dos resultados das eleições no país. Em Londres, onde participou do funeral da Rainha Elizabeth II, Bolsonaro disse que o único resultado correto seria ele ganhar as eleições em primeiro turno, qualquer outro resultado indicaria falha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por conduzir as eleições no Brasil.

“Pelas minhas andanças pelo Brasil, em especial nos últimos dois meses, se nós não ganharmos no primeiro turno, algo de anormal aconteceu dentro do TSE”, disse em entrevista ao SBT. 

Em sua fala, o presidente Jair Bolsonaro desconsiderou o resultado das últimas pesquisas eleitorais, que indicam liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na pesquisa mais recente, divulgada pelo Ipespe no sábado (17), Lula tem 45% contra 35% de Bolsonaro. No Datafolha, divulgado na quinta-feira (15), o petista tem 45% contra 34% do atual presidente. 

Com críticas ao TSE, Bolsonaro disse que espera pelo menos 60% dos votos no primeiro turno. Ele disse que utilizou o Datapovo como referência. “Eu meço pelas pessoas que vão aos nossos eventos e nos recepcionam ao longo do percurso até o local do evento”, explicou.

Ele ainda defendeu o uso político do 7 de setembro e criticou a proibição do uso de imagens das comemorações, feitas com recursos públicos, mas que foram utilizadas pelo presidente para fazer comício aos seus apoiadores.

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por