Senadores aprovam proposta que cria TRF com sede em BH

Gabriela Guerreiro - Folhapress
07/11/2012 às 19:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:59

BRASÍLIA - Por pressão de senadores de Minas Gerais, o Senado aprovou nesta quarta-feira (7) uma proposta de emenda constitucional (PEC) que autoriza a criação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região, com sede em Belo Horizonte.

Apesar de alguns parlamentares considerarem a PEC inconstitucional, ela teve o apoio de 36 senadores favoráveis e 6 contrários.

Liderados pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), os parlamentares de Minas argumentam a proposta vai apenas autorizar a criação do tribunal --por isso tem legitimidade para ser aprovada pelo Senado.

"Essa é uma Casa política, não me parece haver vício de inconstitucionalidade. Isso poderá levar o STJ a fazer cronologia para reorganização dos tribunais regionais federais. O que ocorreu nos últimos 10 anos foi agravamento da situação dos tribunais", disse Aécio.

Ex-promotor de Justiça, o senador Pedro Taques (PDT-MT) afirma que a criação do tribunal só poderia ser feita por meio de projeto de lei complementar encaminhado ao Congresso pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"O projeto ofende a Constituição Federal da República. Não é possível a criação de Tribunal Regional Federal através de PEC. Aqui, seria necessário um projeto de lei complementar que não pode ser apresentado por um deputado, nenhum senador", disse Taques.

Relator da proposta, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou que o congestionamento de processos no tribunal, segundo relatório emitido pelo Conselho Nacional de Justiça, é bem superior ao dos demais ramos do Poder Judiciário.

A proposta não traz detalhes sobre o funcionamento do tribunal, nem a quantidade de cargos que serão criados --o que deve ocorrer em detalhamento a ser encaminhado ao Congresso pelo STJ. A PEC segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

"Minas Gerais é a terceira unidade federada com maior movimentação de ações e processos referentes à Justiça Federal de 1ª instância, e que mais de 40% dos recursos em tramitação na 1ª Região são oriundos de Minas Gerais", afirmou Renan.

A aprovação da PEC abre caminho para a criação de Tribunais Regionais Federais no Paraná, Bahia e no Amazonas. Há propostas de conteúdo semelhante que tramitam no Senado para que os tribunais sejam instalados nesses estados. Atualmente, eles são vinculados a TREs com sedes em outros estados.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por