Eleições 2022

Sistema de eleições proporcionais favorece a representação política das minorias, diz professor

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
27/09/2022 às 16:01.
Atualizado em 27/09/2022 às 16:19

O sistema de eleição proporcional no Brasil favorece a representação das minorias no Congresso, avalia o cientista político Adriano Cerqueira. Permite a pluralidade e a variedade dos eleitos, embora  distancie o eleitor do representante que escolheu.

Na opinião do cientista político, o sistema exige do eleitor maior atenção na escolha dos candidatos ao Legislativo, pois no Brasil eles têm enorme peso nos processos de decisão.

“Não é possível governar sem o apoio dos deputados, hoje temos quase um país parlamentarista. Temos um país presidencialista, mas o espírito da Constituição é parlamentarista. Aqui no Brasil, por mais que o presidente seja o chefe de Estado, ele depende da maioria do Congresso para aprovar suas medidas”, disse.

Adriano Cerqueira encerra a série de entrevistas especiais feitas pelo Hoje em Dia para as eleições de 2022, que têm o primeiro turno marcado para o próximo domingo (2). Antes dele, passaram pela sabatina comandada pelo  jornalista Carlos Lindenberg candidatos ao Senado e ao governo de Minas Gerais.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por