Análise adiada

TCE-MG não tem prazo para retomar apreciação de contas de 2020 apresentadas por Zema

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
30/06/2022 às 14:20.
Atualizado em 30/06/2022 às 14:22
 (Renato Cobucci/Imprensa MG)

(Renato Cobucci/Imprensa MG)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) ainda não tem data ou prazo estipulado para o retorno da análise das contas do Estado, referentes a 2020, apresentados pelo governador Romeu Zema. Nessa quarta (29), o TCE suspendeu a apreciação, pelo pedido de vista do conselheiro Durval Ângelo.

Até o momento, o relator Cláudio Terrão e o revisor Gilberto Diniz votaram pela emissão de parecer pela aprovação com ressalvas. Após o fim da análise do Tribunal, caso não haja recurso do Ministério Público de Contas ou do próprio governo, as contas vão para a Assembleia Legislativa onde receberão o julgamento final.

No ano passado, quando analisou as contas de Romeu Zema referentes a 2019, o TCE emitiu um parecer prévio pela aprovação também com ressalvas.

Contas do Kalil

Na terça-feira (28), o Tribunal de Contas de Minas Gerais deu parecer prévio de aprovação, sem ressalvas, às contas de 2019 da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentadas pelo então prefeito Alexandre Kalil (PSD). A decisão é da Primeira Câmara do TCE-MG. O relator do processo é o conselheiro Durval Ângelo.

Se não houver recurso apresentado pelo Ministério Público de Contas (MPE-MG) ou a pela própria PBH, o parecer segue para a Câmara Municipal (CMBH) onde será julgado em definitivo.

No fim de maio, um relatório assinado pelo procurador do MPE-MG, Glaydson Santo Soprani Massaria, identificou um rombo superior a R$ 20 bilhões em 2019 no Fundo Financeiro do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Municipais de Belo Horizonte (RPPS-BH), durante a gestão de Kalil.

O órgão pediu a reprovação das contas da Prefeitura, o que não foi seguido pela Primeira Câmara do TCE-MG. Na época, o ex-prefeito afirmou que o procurador, que fez o relatório, tinha uma rixa com ele e era "amigo de vereadores da oposição".

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por