TRE faz campanha pelo voto jovem e leva ônibus para escolas

Aline Louise - Hoje em Dia
19/03/2014 às 07:58.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:43
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Eles podem fazer a diferença em uma eleição, mas estão cada vez menos interessados em política, como demonstram dados do TRE de Minas. Em 1989, 420 mil jovens, com idades entre 16 e 17 anos, participaram das eleições no Estado.

Em 2012 o número era de pouco mais de 297 mil, ou seja, 1,64% do eleitorado. Até fevereiro de 2014 a redução percentual havia se acentuado, apenas 1,03% do eleitorado mineiro, que soma mais de 15 milhões de pessoas, era de adolescentes.

Preocupada em aumentar o interesse do jovem, a Justiça Eleitoral lançou na última terça-feira (18) o projeto Se Liga 16, para incentivar o voto da população nessa faixa etária, cujo comparecimento às urnas é facultativo.

Para o presidente do TRE-MG, desembargador Wander Morotta, o motivo do desinteresse seria o “desencantamento com os políticos e consequentemente com a política em geral”.

O projeto Se Liga 16 disponibiliza um ônibus adaptado, com toda a estrutura dos cartórios eleitorais, que vai circular por 11 escolas na capital mineira, fazendo o cadastramento dos estudantes. “Pretendemos mostrar para os jovens que ao invés de simplesmente ir às ruas, também devem ir às urnas”, reforçou o desembargador durante o lançamento do projeto, na Escola Estadual Villa Lobos, no bairro Santo Agostinho, região centro-sul de Belo Horizonte.

O estudante Francisco Ferreira Faria, de 17 anos, vice-presidente em Minas Gerais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), reconhece que muitos jovens se informam pouco sobre política e acabam formando opinião com base em argumentos frágeis.

“A maior parte dos estudantes está dentro do senso comum, eles não entendem a política direito, têm falta de informação correta e coerente das coisas. Ai basta ouvir que o cara lá no governo roubou para criar um senso geral sobre a política”, opina Francisco.

“É fato que a gente vive num país com grande denuncismo, uma política hostil e isso desestimula. Mas o jovem precisa se informar melhor e se envolver, porque se ele se ausentar estará deixando a política largada à própria sorte e isso não ajuda em nada”, completa.

A estudante Talita Barbosa, de 16 anos, foi a primeira de 222 alunos a tirar o titulo de eleitor no ônibus do TRE na última terça-feira (18). “Eu acho que quanto mais cedo eu começar melhor. Saímos às ruas nas manifestações, mas temos que tomar atitude na hora do voto”, disse.

O jogador de futebol do Cruzeiro, Lucas Silva, de 21 anos, participou do lançamento do projeto. “Eu voto desde os 16 anos, acredito que temos um poder muito grande”, ressaltou.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por