(Flávio Tavares)
A ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu, nos últimos quatro meses, mais de mil solicitações. O número representa a maior parte dos pedidos apresentados neste ano. Denúncias e reclamações lideram o ranking.
Ao todo, foram 1.100 chamados, 66% do total deste ano. Atualmente, o juiz Maurício Pinto Ferreira é quem coordena a ouvidoria. Ele assumiu o cargo em agosto deste ano. Segundo levantamento realizado pelo próprio órgão, desde a criação do serviço, em 2009, foram quase 6,5 mil demandas.
Para a coordenadora do setor, Soraia Reis, o crescimento pode ser justificado pelo interesse da população em participar do processo eleitoral. “As demandas demonstram, em muitos casos, a indignação do cidadão. E a ouvidoria é um canal direto de comunicação com os responsáveis por resolver estas situações. Isto estimula a consciência política”, afirmou.
Todos os casos são encaminhados para os responsáveis e os denunciantes são informados sobre o andamento dos casos. “Nada fica sem esclarecimento”. Os pedidos podem ser feitos pela Internet, presencialmente na sede do TRE, em Belo Horizonte, ou por telefone.
Entre os pedidos mais comuns, as denúncias e reclamações predominam. Os dois, juntos, representam cerca de 85% dos pedidos. Além deles, as sugestões (10%) e elogios (5%) também fazem parte do levantamento. Os casos são os mais variados: vão desde denúncias de compra de votos até questionamentos pela falta de sinalização em cartórios eleitorais.
Apesar do crescimento das demandas apresentadas nos últimos anos, a ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral quer ampliar a participação da sociedade e integrar os serviços com outras instituições.
Para isso, estão previstas ações já em 2013, voltadas para a conscientização da sociedade.
Leia mais na Edição Digital.