Onze eleitores foram presos em todo o País neste domingo (28), dia de votação do segundo turno das eleições municipais, em decorrência de crimes eleitorais, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total de prisões, nove foram decorrentes de boca de urna. Duas prisões ocorreram por outros motivos no Espírito Santo e no Rio Grande do Norte. De acordo com o TSE, mais 109 infrações foram registradas hoje, mas sem prisões.
O maior número de ocorrências de crime eleitoral, que não levaram os suspeitos à prisão, foi registrado em Minas Gerais, com 41 ao todo. Depois aparecem Bahia (32), Rio de Janeiro (17), Ceará (5), Rio Grande do Norte (4), Mato Grosso (3), Paraná (3), Piauí (2) e Paraíba e Rio Grande do Sul, ambos com 1 registro cada.
O TSE informou também que 191 das 86.187 urnas eletrônicas que estão sendo utilizadas nas 50 cidades onde acontece o segundo turno precisaram ser substituídas. Segundo o tribunal, esse número corresponde a 0,22% do total de urnas usadas para a votação hoje. O maior número de substituições ocorreu na cidade de São Paulo, onde 31 urnas foram trocadas.
http://www.estadao.com.br