Para candidata, 'engravatados' estão 'muito bem abrigados' e não 'podem dizer' o que que vive com a falta deve ou não fazer
Indira criticou a ideia de que apenas “pessoas técnicas” possam ocupar cargos executivos em BH (Renato Cobucci / arquivo Hoje em Dia)
A candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, Indira Xavier (UP), afirmou que irá formar um primeiro escalão de governo com mulheres representantes da classe trabalhadora, caso eleita. Ela criticou a ideia de que apenas “pessoas técnicas” possam ocupar cargos executivos na capital mineira.
“Nós somos essas pessoas técnicas, porque estamos administrando nas nossas comunidades todos os problemas da ausência do município e da política pública que não chega lá. (..) É essa experiência que tem que ocupar esses espaços, de nós mulheres trabalhadoras, que estão à disposição para mostrar toda a sua capacidade técnica de ocupar esses espaços. Com certeza, vamos ter o melhor 1° escalão que essa cidade pode ter”, disse a candidata durante sabatina do Hoje em Dia.
Indira ainda criticou os “engravatados” que assumem cargos na prefeitura. Segundo ela, essas pessoas estão “muito bem abrigados” e não “podem dizer” o quem vive com a falta - de transporte, por exemplo - devem fazer ou não.
“Nós que estamos em um lugar em que falta acesso aos serviços temos que ocupar esse espaço. Não aqueles que ficam engravatados, que não usam transporte coletivo, que não têm filhos matriculados na escola municipal, que não usam sistema único de saúde, que moram em lugares com urbanização, saneamento, não falta água. Essas pessoas não podem dizer o que nós precisamos, porque eles estão muito bem abrigados”, afirmou.
A candidata é natural de Alagoas, Estado por onde concorreu à vaga de deputada estadual em 2006 e em 2010. Indira Ivanise Xavier, 39 anos, disputa pela primeira vez a Prefeitura de BH. É filiada ao partido desde 2019 e, em 2022, esteve no páreo pelo Governo de Minas, somando 15.604 votos. É ativista e militante de movimentos pela habitação popular.
Em pesquisa divulgada pelo Instituto SigDados, Indira Xavier (UP) aparece na 9ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A candidata tem 1% das intenções de voto nas eleições municipais de 2024.
A candidata da UP está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8%, Rogério Correia (PT) com 6,2%, Gabriel Azevedo (MDB) com 2,3% e Wanderson Rocha (PSTU) com 1%.
Wanderson Rocha (PSTU), Lourdes Francisco (PCO) e Fuad Noman (PSD) participaram da sabatina do Hoje em Dia nesta semana. Anteriormente, Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) também foram entrevistados.
Leia mais:
Veja na íntegra a entrevista de Indira Xavier ao Hoje em Dia
Indira denuncia discriminação contra a UP: 'todos os partidos devem ter o mesmo espaço'
‘Vamos ter o melhor 1º escalão, com mulheres e classe trabalhadora’, garante Indira Xavier
‘BH é uma das cidades mais inseguras para as mulheres’, afirma Indira Xavier
Indira Xavier pretende municipalizar o transporte público em BH
Candidata à PBH, Indira Xavier quer 'potencializar as lutas das minorias'
Violência contra mulheres: Indira promete ampliar delegacias e horário de atendimento em BH