Eleições 2022

Veja as definições e as dúvidas para as eleições em Minas, após primeiras convenções

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
25/07/2022 às 17:31.
Atualizado em 25/07/2022 às 18:45
Primeiro turno das eleições deste ano acontece em 6 de outubro; os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador (Agência Brasil)

Primeiro turno das eleições deste ano acontece em 6 de outubro; os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador (Agência Brasil)

Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD), Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB) já formalizaram suas candidaturas ao governo do Estado. Porém, ainda há vários nomes a serem confirmados ou descartados na disputa ao Executivo mineiro, dependendo do resultado das convenções que ainda acontecem até 5 de agosto.

Até o momento, Minas tem quatro candidatos ao governo confirmados pelos partidos e outros quatro formalizados à disputa pelo Senado. Além disso, 12 legendas já definiram suas chapas de candidatos a deputados federal e estadual - PT, PV, PCdoB, PSD, Novo, Avante, União Brasil, PCB, PMN, Republicanos, PL e PSTU.

Incertezas

O PL de Carlos Viana, o PSDB de Marcus Pestana e o PDT de Ciro Gomes seguem com incertezas. Dúvida também de  qual caminho será seguido por MDB e União Brasil, donos de importantes parcelas de tempo na propaganda eleitoral gratuita e parceiros cobiçados para coligações.

Outros, como o PSOL e a Rede, já sabem qual caminho seguir, mas irão realizar suas convenções no próximo fim de semana.

As principais dúvidas giram em torno da composição da chapa de reeleição do governador Romeu Zema, que não definiu o vice e mantém portas abertas às negociações. O partido Novo definiu que a prioridade é trazer o jornalista Eduardo Costa (Cidadania) para ocupar a função, caso isso não seja possível, vai com Mateus Simões (Novo). 

A palavra final cabe ao PSDB. Caso aceite a parceria, o partido vai interromper os planos de lançar o nome do ex-deputado Marcus Pestana à disputa pelo governo estadual.

Algumas parcerias que continuavam aparecendo no radar foram riscadas de vez. Uma delas, a aliança entre Romeu Zema e o PL de Jair Bolsonaro. Na convenção do partido Novo ficou definido que ou o partido faz parceria com o Cidadania-PSDB ou não faz com ninguém.

Compasso de espera

Contudo, mesmo formalmente afastado de Zema, o PL mantém compasso de espera. O partido colocou o senador Carlos Viana no aquecimento, mas ele ainda não sabe se vai entrar em campo. Essa definição deve acontecer até 5 de agosto, prazo limite para realização das convenções.

No PDT, após desistir de lançar o ex-deputado Miguel Correa para a disputa ao governo do Estado, o partido aguarda a possibilidade de se juntar a alguma das candidaturas apresentadas. Entre os pedetistas existe uma preferência pelo nome de Marcus Pestana, do PSDB. Os tucanos não irão disputar as eleições presidenciais e podem oferecer o palanque para Ciro Gomes sem criar dificuldades no nível nacional. Mas a decisão tucana deve sair só no limite do prazo para convenções. 

Veja os nomes a governador já confirmados:

- Romeu Zema (Novo)

- Alexandre Kalil (PSD)

- Vanessa Portugal (PSTU)

- Renata Regina (PCB)

Veja nomes de candidatos ao Senado já confirmados:

- Marcelo Aro (PP)

- Marcelo Álvaro Antônio (PL)

- Alexandre Silveira (PSD)

- Dirlene Marques (PSTU)


Leia Mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por