(Agência Minas/Reprodução)
O Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) receberá cerca de R$ 572 milhões para obras de infraestrutura viária nos próximos anos. O anúncio sobre os investimentos foi feito pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, nesta quinta-feira (30), no Palácio Tiradentes.
Segundo informações do governo, este será o maior projeto do tipo na região após a Linha Verde. As intervenções integram as obras de mobilidade para a Copa de 2014 na capital mineira e devem ajudar a melhorar o trânsito na Grande BH, além de favorecer o turismo.
A expectativa é de que aproximadamente 3 milhões de moradores de nove cidades da RMBH sejam beneficiados diretamente com as obras, previstas para conclusão antes da Copa. Dois projetos já estão sendo executados, na MG-424 e LMG 800.
Durante o anúncio, Anastasia assinou o despacho para lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse para que seja implantado o Rodoanel Norte de BH. Este é um dos primeiros passos para fechar uma Parceria Público-Privada (PPP) e dar sequência ao trabalho. Também foi determinado que haja prioridade nas obras do Vetor Norte, por parte do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
Outro projeto anunciado no evento foi a duplicação da antiga MG-05, entre Sabará e a BR-381 (Anel Rodoviário), bem como de obras para a construção do Contorno Norte de Lagoa Santa.
Obras podem aliviar trânsito para Confins
O projeto para o Vetor Norte prevê a revitalização de 29 quilômetros de rodovias e a construção de viadutos, trincheiras e passagens subterrâneas, entre outras intervenções. Com isso, espera-se que haja melhoria no trânsito para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, permitindo à Infraero a criação de um novo acesso ao terminal. As intervenções serão feitas na avenida Cristiano Machado e em rodovias do entorno da aeroporto internacional. O projeto terá financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da linha “BNDES Estados”, com contrapartida do Estado.
Também será ampliada a rodovia LMG-800, entre o entroncamento da MG-10 (Lagoa Santa) e o trevo para Confins. Estão previstas obras de alargamento da pista e a construção de sete viadutos (dois duplicados).
A MG-424, que liga Belo Horizonte a Vespasiano, São José da Lapa e Pedro Leopoldo, será revitalizada entre os entroncamentos com a MG-10 e a LMG-800, criando um novo acesso ao aeroporto. Nesses trechos, as obras já estão em acontecendo.
Intervenções na Cristiano Machado
No cruzamento da avenida Cristiano Machado com a Avenida Sebastião de Brito, serão erguidos dois viadutos, um em cada sentido. Na interseção com a Waldomiro Lobo serão construídas duas trincheiras, além de um viaduto na avenida Saramenha. Em frente à Estação Vilarinho, será construída uma passagem subterrânea e um boulevard.
PPP para o Rodoanel
O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é uma etapa para a contratação de obra ou serviço pela modalidade de Parceria Público-Privada (PPP). O objetivo é atrair a iniciativa privada para investimentos em obras tradicionalmente executadas pelo setor público, em troca da concessão para exploração dos serviços por determinado período.
No caso do PMI do Rodoanel Norte, o objetivo é levantar junto à iniciativa privada propostas, estudos e levantamentos para implantação, pavimentação, operação, manutenção, conservação e melhoramentos do Contorno Metropolitano Rodoviário da RMBH – trecho norte.
O Rodoanel Norte deverá integrar os municípios de leste a oeste da RMBH, fazendo uma conexão entre a BR-381 (saída para Vitória), com a mesma rodovia na saída para São Paulo, cruzando a BR-040 (saída Brasília), além de rodovias estaduais, como a MG-010. Serão interligados os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
* Com Agência Minas