(Lucas Prates/ Hoje em Dia)
O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Gustavo Valadares (PMN), confirmou à reportagem do Hoje em Dia que a mensagem do governador Romeu Zema (Novo) com os vetos no projeto de lei que reajusta os salários dos servidores só deve chegar ao Legislativo na quarta-feira (6) à tarde.
Desta forma, segundo o líder do governo, a leitura da lei de reajuste, com os vetos, só deve acontecer na quinta-feira (7).
O projeto de reajuste dos servidores foi sancionado e já pode ser aplicado pelo Poder Executivo aos servidores, mas o índice que pode ser aplicado, enquanto os vetos não forem derrubados, é de 10,06%, conforme proposta original do governo.
Os deputados tinham aprovado reajustes maiores para professores (33,24%), forças de segurança (24%) e saúde (24%). Porém o governador Romeu Zema vetou estes trechos.
Os reajustes aprovados pelos deputados previam o cumprimento de acordo feito ppr Zema com as forças policiais, em 2019, e garantir o cumprimento da lei do Piso Salarial da Educação.
Após leitura da mensagem com os vetos no plenário da Assembleia, uma comissão especial será montada para apreciação do veto e os deputados tem 30 dias para manter ou derrubar o veto.
Segundo Gustavo Valadares, o reajuste de 10,06% é o máximo que o governo pode fazer, mantendo a responsabilidade e o respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. "Vai ser com esse argumento que eu vou bater de porta em porta nos gabinetes dos deputados para convencer meus colegas deputados a manter is vetos do governador", disse.
Leia mais: