Vice-governador reúne base para viabilizar candidatura em Minas

TELMO FADUL - Hoje em Dia
28/02/2013 às 12:02.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:26
 (Renato Cobucci)

(Renato Cobucci)

BRASÍLIA – Os deputados federais do PP mineiro esperam que o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) confirme, nos próximos dias, seu nome para a disputa do Palácio Tiradentes em 2014 com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB).

Coelho telefonou a cada um dos parlamentares de seu partido, na última semana, para convidá-los a um almoço no próximo dia 11. Como o vice-governador só fez um gesto semelhante no início do mandato, em 2011, a expectativa dos pepistas é a de que seja feito o anúncio. “Claro que o Alberto é o nosso candidato. Estamos num projeto maior, do senador Aécio presidente, mas o Alberto é candidatíssimo”, diz o deputado federal Luiz Fernando Faria, vice-presidente do PP em Minas.

Segundo o parlamentar, a pretensão eleitoral do vice-governador, porém, não terá uma divulgação pública neste momento. “Anúncio de pré-candidatura é um negócio desnecessário. Ele é o candidato do PP, com todos os pré-requisitos”. Faria se refere à hipótese em que o governador Antonio Anastasia renunciaria ao Executivo para concorrer ao Senado.

Nesse caso, Pinto Coelho herda o mandato, disputando a reeleição em 2014. Questionado sobre a disposição do PSDB em aceitar o nome de Pinto Coelho, o deputado respondeu: “Só teremos candidato com o apoio do Aécio. Mas, hoje, o Alberto não é candidato só do PP, é candidato de uma composição em Minas”.

Outro pepista, que pediu anonimato, disse que Aécio precisa “amarrar” a sigla a seu projeto eleitoral caso queira subir a rampa do Planalto. “Os nossos deputados precisam saber qual vai ser a posição do senador, até para ninguém fazer compromisso com o governo Dilma”.

Segundo a análise dessa fonte, a recusa do PSDB em ceder a cabeça de chapa a Pinto Coelho não afastará a seção estadual da sigla do projeto de Aécio, porém, não facilitará uma adesão na esfera nacional. Enquanto o PP acalenta o sonho de eleger Pinto Coelho, parlamentares do PSDB tratam de atrasar a realização desse plano. Pelo menos dois tucanos, o deputado federal Marcus Pestana, e o deputado estadual Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia, estão na briga – que ainda tem concorrentes por fora, como a secretária de Planejamento, Renata Vilhena.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por