(Montagem)
As votações entre brasileiros que vivem no exterior foi encerrada até as 15h (de Brasília) em 61 países. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições brasileiras no exterior tiveram início ontem às 17h (horário de Brasília) e serão finalizadas hoje às 22h (em Brasília). Canadá e Estados Unidos são os últimos países. A cidade canadense de Vancouver e as norte-americanas Los Angeles e São Francisco, na costa oeste do continente, serão as últimas.
Quando a eleição teve início no Brasil, às 8h (de Brasília), cerca de 46 mil eleitores já haviam votado no exterior. Pelos dados do TSE, são 300 mil eleitores cadastrados para votar fora do País, em 135 cidades de 88 países. O maior colégio eleitoral em solo estrangeiro fica nos Estados Unidos. Lá, 112,2 mil estão cadastrados para votar. As maiores concentrações estão Miami, Nova York e Boston. (Victor Martins - victor.alves@estadao.com) Votação em Londres acontece sem problemas As duas zonas eleitorais disponíveis na capital britânica, para votação neste segundo turno, não registraram nenhum problema. Ao contrário do primeiro turno, não houve fila ou demora na espera para a votação em Londres. Há 16.926 eleitores inscritos nas 42 seções em Londres, sendo 17 no consulado e 25 na embaixada. Esta é a primeira vez em que as eleições têm dois locais de votação na Inglaterra. O universo de eleitores cresceu cerca de 140% nesta eleição, o que obrigou o aumento de zonas eleitorais. Em 2010, foram 7 mil eleitores em 18 seções. Trabalharam cerca de 200 pessoas, sendo 168 mesários e 40 pessoas no apoio logístico, informou a embaixada brasileira. Votação dos brasileiros em Nova York é tranquila
A votação dos brasileiros que moram em Nova York e região é tranquila neste domingo. O local que o consulado do Brasil na cidade escolheu para colocar as urnas tem movimento forte, mas sem filas. Votam em Nova York, segunda maior zona eleitoral do Brasil nos Estados Unidos, os brasileiros que moram na cidade e região e nos estados de Nova Jersey e Pensilvânia, com um total de 21,2 mil eleitores. Miami tem 22,3 mil brasileiros cadastrados e é a maior zona eleitoral do Brasil no mundo, posto até recentemente ocupado por Nova York. Ainda nos EUA, as maiores zonais eleitorais são Boston, Houston, Washington e Atlanta. No primeiro turno, dos eleitores cadastrados em Nova York, 40% votaram. Aécio Neves (PSDB) venceu com 56% dos votos. Dilma Rousseff (PT) ficou em terceiro lugar, com 12%, atrás de Marina Silva (PSB), com 22%. A votação em Nova York não ocorre na sede do consulado, mas em um local maior, montado em um centro de convenções na rua 46, próximo de um dos principais pontos turísticos da cidade, a Times Square. São 55 urnas e 58 seções. Ao todo, existem 354 mil eleitores brasileiros no exterior, dos quais 112 mil estão nos Estados Unidos. Em segundo lugar aparece o Japão (37 mil), seguido por Portugal (31 mil).
http://www.estadao.com.br