Hora da decisão

Voto dos mineiros pode definir vitória no domingo; Bolsonaro fecha campanha em BH

Janaína Fonseca
jmaria@hojeemdia.com.br
29/10/2022 às 07:00.
Atualizado em 29/10/2022 às 08:32

Após 27 dias de campanha intensa, chega a hora de os mais de 156 milhões de brasileiros escolherem quem irá governar o país pelos próximos quatro anos. Na disputa, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E nessa busca acirrada pela preferência do eleitor, o voto do mineiro está sendo um dos mais cobiçados do país.

O segundo maior colégio eleitoral do Brasil, com 16.290.870 pessoas aptas a votar, é considerado um termômetro nacional e a tradição diz que o vencedor do pleito em Minas leva a cadeira do Palácio do Planalto. Prova disso é que os dois candidatos intensificaram as visitas ao Estado durante a campanha do segundo turno – tanto na capital quanto no interior.

E o presidente Jair Bolsonaro vai fechar a a programação dos atos na capital mineira neste sábado. Ele participará de uma motocarreata que sairá de quatro pontos distintos de BH e Contagem e seguirá para a Praça da Liberdade.

Do outro lado, apoiadores de Lula farão um movimento de abraço na avenida do Contorno, também na manhã deste sábado. O evento será finalizado na Praça da Estação.

O grande desafio de Bolsonaro é reverter a vitória que Lula conquistou em Minas no primeiro turno, realizado em 2 de outubro. O petista teve 48,3% dos votos e, o atual presidente,43,6%. Placar praticamente idêntico ao nacional: 48,4% para Lula e 43,2% para Bolsonaro.

Nessa batalha, o candidato à reeleição vem contando com o apoio do governador reeleito, Romeu Zema (Novo), que dedicou a maior parte do seu tempo nesses 27 dias pós-primeiro turno na campanha bolsonarista pelo Estado.

A tarefa do governador, reeleito com 56,18% dos votos no primeiro turno, era virar a expressiva votação que teve em favor de Bolsonaro. Nas regiões do Triângulo Mineiro e Zona da Mata, onde Zema venceu, a vitória ficou com Lula e prevaleceu o “Luzema”. O “Bolsozema” foi característico em Belo Horizonte e no Sul de Minas.

Pesquisas
As pesquisas de intenções de votos realizadas para o segundo turno têm mostrado Lula na liderança. O levantamento do Datafolha, divulgado na última quinta-feira (27), mostrava o petista com 49% do total de votos e Bolsonaro com 44%. Levando-se em consideração os votos válidos, Lula tinha 53% e o atual presidente, 47%.

Neste sábado, será divulgada a última pesquisa Datafolha, que mostrará o impacto do debate derradeiro realizado na noite desta sexta-feira pela Rede Globo.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por