Candidato afirmou que a gratuidade abre a possibilidade de procura de empregos
(Hoje em Dia)
Wanderson Rocha (PSTU) prometeu garantir a tarifa zero no transporte público caso eleito prefeito de Belo Horizonte. Segundo o candidato, a medida é um compromisso com os estudantes e desempregados da capital. As promessas foram feitas nesta segunda-feira (9) durante sabatina do Hoje em Dia.
“Se já foi tirado mais de R$ 300 milhões para os donos das empresas de ônibus, tem dinheiro suficiente para investir na tarifa zero para os estudantes e trabalhadores desempregados. Nosso compromisso é a tarifa zero”, afirmou Wanderson.
De acordo com o candidato, a tarifa gratuita abre a possibilidade de procura de empregos e dá oportunidade para a juventude se locomover. Wanderson citou a Virada Cultural, que ocorreu em 24 e 25 de agosto. Segundo ele, o evento estava ‘vazio’ porque a cultura está centralizada em BH e os jovens precisam gastar muito para chegar até esses locais.
“Nosso compromisso é descentralizar a cultura, para que você, jovem, possa participar da vida cultural da nossa cidade. Não dá para você ficar cerceado e trabalhando exaustivamente. Hoje temos jovens negros, LGBT, mulheres, em escala 6x1, em um trabalho que não tem perspectiva nenhuma. Tem vida além do trabalho”, disse Wanderson.
Servidor público municipal e filiado ao PSTU desde 2020, Wanderson Rocha é professor, mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Atuante em movimentos sindicais, é diretor licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-Rede). Tem 49 anos, foi candidato a prefeito da capital nas eleições de 2020 e também já disputou vaga na Câmara Municipal, na ALMG e na Câmara dos Deputados.
Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados, Wanderson Rocha (PSTU) aparece na 8ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato tem 1% das intenções de voto nas eleições municipais de 2024.
O professor está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8%, Rogério Correia (PT) com 6,2% e Gabriel Azevedo (MDB) com 2,3%.
Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.
Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) participaram das sabatinas promovidas pelo Hoje em Dia na última semana.
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)
(*) O candidato Carlos Viana (Podemos) seria o entrevistado desta terça-feira (10), mas desmarcou sua participação
Leia mais:
Veja na íntegra a entrevista de Wanderson Rocha ao Hoje em Dia
Wanderson Rocha promete pagar piso salarial nacional aos professores da rede pública de BH
Wanderson Rocha pretender lutar pelos servidores públicos de BH
Wanderson Rocha quer que prefeito de BH e secretários municipais ganhem 'salário de professor'
Wanderson Rocha promete ampliar rede própria de educação infantil em BH
Candidato do PSTU, Wanderson Rocha quer municipalizar transporte público de BH