Saúde

Wanderson Rocha propõe gestão compartilhada do Hospital Risoleta Neves

Proposta foi feita durante sabatina do Hoje em Dia nesta segunda

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
09/09/2024 às 15:20.
Atualizado em 09/09/2024 às 16:07
Candidato do PSTU participou de sabatina do Hoje em Dia (Valéria Marques)

Candidato do PSTU participou de sabatina do Hoje em Dia (Valéria Marques)

Caso eleito prefeito de Belo Horizonte (PBH), o candidato Wanderson Rocha (PSTU) quer assumir a gestão compartilhada do Hospital Risoleta Neves, na região Norte, juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O objetivo foi revelado durante sabatina do Hoje em Dia nesta segunda-feira (9). “É um hospital gerenciado pela UFMG, tem verba da prefeitura, que é bem pouca, do governo federal e do governo estadual. Vamos exigir ao governo Lula e ao governo Zema que a gestão fique sob responsabilidade da prefeitura, com a cogestão da universidade”.

De acordo com ele, com essa medida a prefeitura teria condições de melhorar o atendimento. “Aumentar o número de leitos e garantir médicos, enfermeiros, além da valorização desses profissionais”.

Rocha também pretende criar um novo hospital municipal, além de revitalizar outras unidades de saúde. “O nosso compromisso é mais um hospital municipal. Na rua Paraíba com a Paracatu já tem um equipamento que pode ser utilizado com um hospital municipal, também vamos revitalizar o hospital e ampliar os leitos do Odilon Behrens”.

Outro foco do candidato é o hospital Célio de Castro, no Barreiro. “Lá, é uma Parceria Público Privada. É uma organização social que gere o hospital e ganha muita grana da prefeitura. Queremos municipalizar este centro de saúde”.

Candidato do PSTU

Servidor público municipal e filiado ao PSTU desde 2020, Wanderson Rocha é professor, mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Atuante em movimentos sindicais, é diretor licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-Rede). Tem 49 anos, foi candidato a prefeito da capital nas eleições de 2020 e também já disputou vaga na Câmara Municipal, na ALMG e na Câmara dos Deputados.

Wanderson Rocha na preferência do eleitorado

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Sigdados, Wanderson Rocha (PSTU) aparece na 8ª posição na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato tem 1% das intenções de voto nas eleições municipais de 2024. 

O professor está atrás de Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera a briga com 28,5% das intenções de voto, seguido por Duda Salabert (PDT) com 11,2%, Bruno Engler (PL) com 11%, Fuad Noman (PSD) com 9,4%, Carlos Viana (Podemos) com 8%, Rogério Correia (PT) com 6,2% e Gabriel Azevedo (MDB) com 2,3%. 

Sabatinas do Hoje em Dia com candidatos à PBH

Todas as sabatinas com os candidatos à PBH promovidas pelo Hoje em Dia começam às 14h30, com duração de 30 minutos. Os candidatos têm a chance de abordar as principais propostas para a cidade e serão questionados sobre temas sensíveis à capital, como saúde, mobilidade, população de rua e investimentos.

Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT) e Gabriel Azevedo (MDB) participaram das sabatinas promovidas pelo Hoje em Dia na última semana. 

Veja quais serão as próximas entrevistas (*)
11/09 - Lourdes Francisco (PCO)
12/09 - Fuad Noman (PSD)
13/09 - Indira Xavier (UP)

(*) O candidato Carlos Viana (Podemos) seria o entrevistado desta terça-feira (10), mas desmarcou sua participação

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por