Governador mineiro esteve nesta terça-feira em Brasília para oficializar apoio a Bolsonaro no segundo turno das Eleições 2022 (Antônio Cruz/Agência Brasil)
O governador Romeu Zema (Novo), reeleito no último domingo em primeiro turno, teve 854.872 votos a mais que o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Minas, a quem declarou apoio nesta terça-feira (4).
Zema esteve em Brasília para oficializar a parceria com Bolsonaro e justificou a decisão com o fato de acreditar mais nas propostas do atual presidente do que nas de Lula (PT).
A tarefa de cabo eleitoral do governador mineiro não será fácil, pois o PT venceu em 630 dos 853 municípios mineiros, o que equivale a 73% do total. Lula se destacou no interior do Estado e Bolsonaro, na capital e cidades maiores, como Uberlândia e Contagem. Dos nove municípios mineiros com mais de 200 mil eleitores, Bolsonaro venceu em cinco e Lula em quatro.
Um dos focos de Zema para tentar angariar mais votos para o candidato do PL no segundo turno deve ser as regiões do Triângulo Mineiro e Zona da Mata, onde o governador venceu, mas os eleitores optaram por Lula, ou seja, prevaleceu o "Luzema". O "Bolsozema" pegou apenas no Noroeste e extremo Sul do Estado.
Leia mais: