POMAR BRASIL ENTRA EM OPERAÇÃO EM OUTUBRO

Jornal O Norte
05/02/2008 às 09:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:24

Valéria Esteves


Repórter

Pomar Brasil a todo vapor no Projeto Jaíba. Segundo a diretoria, a agroindústria deve entrar em operação em meados de outubro. Cerca de 150 pessoas já estão empregadas com a previsão de contratação de outras centenas nas próximas etapas. Nesse momento, segundo o diretor, Victor José Purri está se preparando a terraplanagem, obras civis, estruturas metálicas entre outros.

Em breve, afirma, serão contratadas as empresas de equipamentos, de instalações elétricas e instalações de utilidades, o que deve implicar em um pico de mais de 300 pessoas na obra.

- Na área agrícola a Fazenda Sucesso já conta com mais de 150 empregados e só o pomar de goiaba, com mais de 150 hectares irrigados já se constitui um dos maiores do Brasil, diz.

A informação é de que serão investidos cerca de R$ 50 milhões no Projeto Jaíba com a instalação da Pomar Brasil, conforme o diretor geral da indústria.

Victor conta que a Pomar tem o apoio da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que, inclusive, a empresa foi constituída em Minas Gerais há cerca de 8 meses, como parte do projeto do governo do estado para estruturar a cadeia produtiva da fruticultura no Jaíba.

Nesse processo, os pequenos produtores serão beneficiados com a feitura de um contrato de compra da produção de maracujá que deve ser numa área total de 700 hectares divididos em dois a três hectares por produtor familiar. As frutas utilizadas pela indústria serão: maracujá, manga, goiaba e abacaxi - sendo que, no período de safra, o excedente da produção de manga, produzido pelos produtores, deve ser comprado pela Pomar Brasil.

O gerente da Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais Marco Antônio Viana acredita que a chegada da Pomar será um indicador de progresso, tendo em vista que a promessa é integrar o pequeno produtor ao setor agroindustrial a ser implantado no Jaíba. Victor explica que já apresentou o projeto de integração da Pomar aos produtores, mas de antemão antecipa que dois mil hectares serão parte do plantio próprio da empresa para o processamento de frutas industriais.

- Ao se concretizar a possibilidade da instalação de uma agroindústria neste local, a qual garantirá a compra de grande parte da produção agrícola priorizando o sistema de produção integrado, principalmente com pequenos produtores que se encontram a mercê do processo produtivo e ou estão trabalhando com ganhos reduzidos face à falta de escala, percebe-se que o grande paradigma de falta de competitividade começa a ser resolvido

Para concluir, o diretor geral da indústria falou que as expectativas quanto ao empreendimento são as melhores possíveis, considerando o potencial originário do Projeto irrigado do Jaíba.

- Vamos acertar todos os passos com os produtores, inclusive explicar como se dará o contrato de compra antecipada, envolvendo os valores e a quantidade certa do que vamos consumir. Isso, porque serão processadas pelo menos 70 mil toneladas de frutas por ano, o que vai dobrar o que o Jaíba produz hoje.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por