(Frederico Haikal)
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou nesta terça-feira (11) a aprovação das contas de 2016 do governador Fernando Pimentel (PT). A sessão extraordinária, presidida pelo conselheiro Cláudio Terrão, terminou com cinco votos favoráveis a aprovação, sendo um com ressalvas, e apenas uma reprovação.
Anteriormente, o Ministério Público de Contas havia recomendado a rejeição, alegado que o chefe do Executivo Estadual havia investido em saúde e educação valores inferiores ao determinado por lei, além de ultrapassar o limite de endividamento.
Porém, os conselheiros Adriene Andrade (relatora do caso), José Alves Viana, Sebastião Helvecio e Mauri Torres não encontraram irregularidades nas contas prestadas pelo governador. Wanderley Ávila aprovou com ressalvas e Gilberto Diniz foi o único a reprovar os cálculos.
Agora, o parecer prévio será revisado e posteriormente encaminhado para a Assembleia Legislativa. Caberá aos deputados mineiros o parecer final sobre a aprovação das contas. Contudo, ainda não há previsão para a sessão.