Por doping, COI bane italiano e retira medalha de norte-americano

Gazeta Press
10/08/2012 às 15:35.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:21
 (AFP PHOTO / Pierre TEYSSOT )

(AFP PHOTO / Pierre TEYSSOT )

Resultados de doping implicaram em duas alterações envolvendo campeões olímpicos. Enquanto o italiano Alex Schwazer foi banido dos Jogos de Londres, o norte-americano Tyler Hamilton perdeu a medalha de ouro conquistada em Atenas-2004, segundo decisão do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Atual campeão olímpico da marcha atlética de 50 km, Schwazer testou positivo para eritropoetina (EPO), hormônio renal utilizado por esportistas para aumentar a resistência. Ele provoca aumento de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pela oxigenação do corpo. Em 30 de julho, ele já havia sido suspenso pelo Comitê Nacional Olímpico Italiano (CONI) e agora o COI o retirou da prova dos Jogos de Londres, marcada para este sábado.

Aos 27 anos, o italiano confirmou que ingeriu a substância, pois "estava cansado e não aguentava mais". Ele ainda disse que se desesperou quando os médicos foram a sua casa para o controle antidoping. Schwazer, entretanto, garantiu não estar dopado quando venceu a marcha atlética em Pequim. O COI  ainda irá analisar mostras de urinas do esportista de quatro anos atrás.

Quem teve sua medalha retirada pela entidade foi o ciclista Tyler Hamilton, desclassificado de todos os eventos que disputou nos Jogos da Grécia, em 2004, por uso de doping sanguíneo. Vencedor da prova de contrarelógio, o ciclista norte-americano confessou, em carta enviada ao COI, que usou substâncias proibidas para melhorar seu desempenho.

Hamilton, então, perdeu os dois resultados acumulados em Atenas: o primeiro lugar no contrarrelógio e o 18º lugar na prova de estrada. A medalha deouro ficará com o russo Viatcheslav Ekimov, seguido pelo americano Bobby Julich e pelo australiano Michael Rogers.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por