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Marcelo Ramos - Hoje em Dia
Porsche é 911 e não se discute! Correto? Bom, para todo fã purista da marca do doutor honoris causa Ferdinand Porsche, não há outro modelo da casa que não seja o 911, no máximo o 356 e as versões de competição. Mas é bem sabido que, se o fabricante não tivesse expandido sua gama no final da década de 1990, certamente teria fechado as portas.
Boxter e Cayman fazem parte dessa linhagem que carrega o pedigree do 911, não apenas no emblema, mas também no comportamento, que agora é realçado nas versões GTS (Gran Turismo Sport).
A chancela que surgiu no lendário 904 GTS, na década de 1960, e figurou em modelos como 924 e 928, durante os anos 1980, foi reeditada em 2007 com o utilitário-esportivo Cayenne e, de lá para cá, vem sendo aplicado no restante da gama.
Assim como o 911, Cayenne e Panamera, as três consoantes deram dupla de esportivos mais sofisticação e desempenho. Os faróis com lâmpadas duplas de xenônio passaram a ser equipados com o sistema Porsche Dynamic Light System (PDLS), como no sedã Panamera, que ajusta o facho de luz de acordo com a velocidade, luminosidade e esterçamento do volante, dentre outros parâmetros.
Esteticamente, ambos receberam para-choques redesenhados e com novos apliques, além de rodas Carrera-S, aro 20 calçadas com pneus 265/35. Sob o capô... Melhor, no diminuto compartimento entre o habitáculo e o porta-malas, o motor seis cilindros opostos (boxer) 3.4 litros, que equipa as versões S, foi recalibrado elevando a potência de 315 cv para 334 cv, no Boxter, e 344 cv, no Cayman, ambos acoplados à transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem Doppelkupplungsgetriebe (PDK), ou em uma caixa manual de seis velocidades.
O acréscimo de torque foi mínimo, de apenas 1 quilo, subindo para 37 mkgf. Apesar da evolução homeopática, a Porsche garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, na versão com câmbio PDK e com a função Sport Plus ativada. A máxima é de 281 km/h.
Civilizado
Mas apesar de os Boxter e Cayman GTS imprimirem seu ímpeto esportivo, o fabricante alemão garante que os modelos atendem às rigorosas normas de emissões europeias, e obtiveram certificação Euro 6, com consumo médio de 12 km/l com uso de transmissão automática e 11 km/l na opção manual.
Mas é claro que, na hora em que o pé direito estiver cravado no assoalho e o ponteiro do contagiros vermelho estiver na beira dos 6 mil rpm, não há certificado que segure a sede do motor.
No Reino Unido, os preços partem de 70 mil libras (R$ 263 mil), no caso do Boxter GTS, e 73,8 mil libras (R$ 278 mil ), no caso do Cayman GTS. Por aqui, a Porsche não comercializa nenhum modelo GTS, e se fosse importado não sairiam por menos de R$ 500 mil.