Ministério da Saúde preconiza que 90% dos grupos prioritários sejam vacinados (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Pouco mais da metade do grupo considerado prioritário - acima de seis meses de idade - está vacinado contra a gripe em Minas. A campanha de imunização do público alvo no estado foi estendida até o dia 31 do mês que vem. A vacina é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
O Ministério da Saúde preconiza que 90% dos grupos prioritários sejam vacinados. Minas atingiu, até o momento, a cobertura de 55,26% para essa população, estimada em 8.518.665 pessoas. No grupo de crianças, a cobertura está em 56,86%. (dados LocalizaSUS do último dia 22).
Nesta época do ano, em que as temperaturas caem e os problemas respiratórios aparecem, a vacina ganha ainda mais importância, para proteger a todos contra as formas mais graves da doença.
O Ministério da Saúde preconiza que 90% dos grupos prioritários sejam vacinados. No entanto, Minas Gerais atingiu, até o momento, a cobertura de 55,26% para essa população, estimada em 8.518.665 pessoas. No grupo de crianças, a cobertura está em 56,86%. (dados LocalizaSUS, 22/6/2023). Para verificar a situação vacinal dos municípios mineiros, acesse o link da planilha.
“A vacinação foi ampliada até 31 de julho por dois motivos. Primeiro porque estamos no período sazonal de doenças respiratórias, e é necessário aumentar a proteção da população, mas também porque estão sobrando vacinas, pois nosso grupo alvo não atingiu a meta”, explicou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
Público prioritário
Embora o Ministério da Saúde tenha liberado a vacinação a todas as pessoas acima de 6 meses, há grupos prioritários, por serem mais suscetíveis às doenças respiratórias. Por isso a importância de ampliar a cobertura vacinal nestes grupos, que são:
* Com informações da Agência Minas