Alguns semáforos da Praça da Liberdade já contam com dispositivos de indicação sonora que irão auxiliar travessia mais segura para pessoas com deficiência visual, baixa visão e também idosas. Em operação desde a última quinta-feira (6), os equipamentos foram implantados no entorno da Praça da Liberdade, no eixo da Avenida Brasil, entre a Av. Cristovão Colombo e Av. Bias Fortes, incluindo a travessia semaforizada da Rua da Bahia (em frente ao Instituto Isabela Hendrix) e a Rua Santa Rita Durão com Av. Cristóvão Colombo. Desde março, a Praça 7 já conta com semáforos com indicação sonora.
Funcionamento
Na calçada, antes de realizar travessia, o equipamento de aviso sonoro (uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres) irá emitir sons – “bip-bip”. Ele indica que a via está apta para a travessia segura do pedestre. Quando o tempo da travessia está terminando o aviso sonoro fica mais acelerado, portanto, o pedestre saberá que aquele momento não é adequado e seguro para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres.
Nas travessias que são realizadas em duas etapas os equipamentos foram programados dois tipos de som distintos (Cuco e Polonês). Deste modo, quando uma via está aberta para os pedestres a outra está fechada. Os dois sons ajudam os pedestres a verificar quando cada uma das vias está apta para a travessia segura.
A Prefeitura da Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, em parceria com o Instituto São Rafael e Movimento Unificado de Deficientes Visuais (MUDEVI) trabalham em conjunto na identificação dos locais onde os dispositivos são implantados e acompanham a operação no intuito de realizar os ajustes necessários. Para o presidente da Associação de Amigos do Instituto São Rafael, Juarêz Gomes Martins, o novo equipamento é “mais uma ferramenta para a independência das pessoas com deficiência visual”.
Já são cinco locais equipados com semáforos com indicação sonora. Novos locais para implantações já foram acordados com as referidas instituições. Veja abaixo os locais que já contam com semáforo com indicação sonora
- Praça Sete;
- Praça da Liberdade;
- Avenida Augusto de Lima com Avenida do Contorno (Instituto São Rafael);
- Avenida Paraná com Rua dos Tamoios;
- Rua dos Tupis com Rua São Paulo.
Próximas implantações
- Mercado Central (ainda sem data para implantação).