'Praça das Famílias'

Praça na Catedral Cristo Rei pode começar a ter missas com até 10 mil pessoas ainda este ano

Atualmente, obra está com 62% da da parte estrutural concluída

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
30/01/2024 às 13:32.
Atualizado em 30/01/2024 às 19:12

Fiéis de Belo Horizonte e região poderão acompanhar missas e outras celebrações com até 10 mil pessoas junto à na Catedral Metropolitana Cristo Rei ainda neste ano. Segundo informações divulgadas pela Arquidiocese de BH nesta terça-feira (30), a Praça das Famílias, grande espaço aberto que vai ficar ao lado do templo principal, tem previsão de inauguração para o segundo semestre. Atualmente, a obra de todo o complexo possui 62% de conclusão da parte estrutural.

O projeto da catedral foi feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), o último dele para a capital mineira. A Praça das Famílias será decorada com um grande rosário no piso. Nomes de fiéis que contribuíram com a obra serão colocados no desenho, como forma de homenagem. No momento, as lajes estão sendo concretadas. 

Segundo a Arquidiocese, o ritmo da construção acontece de acordo com as doações. Isso faz com que uma data exata para a entrega seja imprevisível. Quando estiver finalizada, o local – que possui um altar externo já construído – será uma alternativa ao templo principal e poderá sediar missas e apresentações culturais com grande capacidade de público, Entretanto, neste momento, não há um cronograma definido.

A obra

Acompanhada do engenheiro responsável pelas obras, Antônio Márcio Freitas, a equipe do Hoje em Dia esteve no local e conferiu de perto áreas recém concluídas e outras que estão em estágio avançado de construção. O profissional conta que apesar de contar com verba exclusiva de doações, a construção está caminhando rapidamente. Ele prevê que missas já poderão ser celebradas no espaço principal em 2025. 

“A obra está andando a passos largos. A grande dificuldade é fazer essas estruturas (pórticos). Porém, falta cerca de 38% para a conclusão da parte estrutural do complexo, de aço e concreto. Provavelmente, a cúpula principal já vai poder ser usada a partir de 2025 para missas”, afirmou o engenheiro.

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

No local, o ritmo das obras está a todo vapor. A estrutura da cúpula do templo, com 1,8 mil metros quadrados, já está pronta. Ela fica no ponto mais alto da edificação e vai ser o principal espaço de celebrações da catedral, com capacidade para até 2 mil pessoas. 

Do lado de fora, mais de 100 operários trabalham intensamente na construção dos pórticos que cercam o domo principal. Um guindaste auxilia no trabalho de retirada das formas que vão compor, com concreto, as grandes hastes externas. Serão duas, uma a norte e outra a sul, que juntas vão medir 100 metros de altura.

O que já está funcionando

Missas já estão sendo celebradas na catedral em um auditório construído abaixo do piso da cúpula. Mesmo com estruturas metálicas ainda a mostra e um piso de cimento queimado inacabado, celebrações estão ocorrendo aos sábados e domingos. Futuramente, o espaço contará com uma arquibancada, onde serão celebradas missas e outras reuniões menores.

Templo provisório (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Templo provisório (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Ao lado, uma cozinha solidária fornece alimentação gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade. São preparadas cerca de 300 refeições todas as sextas-feiras. Segundo a Arquidiocese, o cardápio se ajusta de acordo com as condições climáticas para atender melhor a comunidade. As refeições são preparadas no local, que conta com uma cozinha moderna e bem aparelhada. 

O que deve começar a funcionar em 2024

A Arquidiocese estima que até o segundo semestre, começarão a funcionar no complexo uma escola de música e uma escola de mosaicos. No caso da escola de música, pessoas da comunidade local serão treinadas para compor um coral e uma orquestra.

Já para a escola de mosaicos, as pessoas atendidas receberão ensinamentos trazidos diretamente de especialistas na Itália para a produção das artes. A produção vai atender a demanda da catedral. Os alunos receberão uma certificação para poder executar o ofício de maneira profissional. Os espaços das escolas já estão totalmente concluídos.

Um dos setores da catedral também deverá receber funcionários em 2024. Profissionais da Rede Catedral, da Sociedade Mineira de Cultura e da Mitra Arquidiocesana irão transferir seus postos de trabalho para a Cristo Rei. 

Doações 

Para custear as obras, atualmente a Arquidiocese de BH organiza uma campanha de arrecadação chamada “A Praça Das Famílias Para Você”. Nela, os fiéis podem contribuir com a obra colocando o próprio nome, ou o de alguém indicado pelo doador, no grande terço que será colocado ao longo da praça. A Arquidiocese disponibiliza os telefones (31) 3269-3100 e (31) 98623-7387 para os interessados terem informações sobre o projeto e métodos de pagamento.

*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim

Leia mais:
Governador Valadares comemora aniversário de 86 anos nesta terça
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por