(Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)
A semana que antecede o Natal é de correria para quem precisa organizar a festa. É hora de comprar os produtos para a ceia ou para o almoço do dia 25, o que vai exigir do consumidor muita pesquisa para não comprometer o limite de gastos.
Pesquisa do site Mercado Mineiro em parceria com o aplicativo Com Oferta, que monitoram a variação dos preços em Belo Horizonte e região metropolitana, mostra que, além de alguns produtos típicos dessa época terem sofrido um forte aumento de preços, há uma variação muito grande entre os estabelecimentos.
Destaque para o bacalhau, que subiu 17%, e para a castanha do Pará, com alta de 22% desde o final de novembro.
Quem quiser o peixe salgado no cardápio, por exemplo, é bom gastar sola de sapato para tentar economizar. A pesquisa mostra que é possível encontrar preços entre R$ 116,90 e R$ 260, uma variação de 122%.
O pernil e o lombo também têm variações grandes, de até 89% entre uma loja e outra. Porém, Feliciano Abreu lembra que muitos produtos natalinos são vendidos “in natura” e podem ter qualidades muito diferentes. “O consumidor tem que avaliar a qualidade sempre, sobretudo quando se trata de produtos in natura”, alerta.
Redução
Mas se o consumidor está em busca de refresco nos gastos, há alguns produtos típicos da festividade que registraram queda no preço nas duas últimas semanas, segundo a pesquisa do Mercado Mineiro.
As amêndoas, por exemplo, caíram 11%. Os perus congelados também tiveram queda, em alguns fabricantes a redução chegou a 12,51%. As frutas, de forma geral, tiveram redução de 25%, destaque para a nectarina que reduziu 16% desde o dia 30 de novembro, data de referência para a pesquisa.
Também nos panetones, símbolo dos produtos natalinos, houve queda, que chegou aos 9% dependendo do fabricante.
A pesquisa completa está no site e no aplicativo Com Oferta.
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