(Samuel Costa/Hoje em Dia)
Ecológico.
O encontro, que já estava marcado, foi adiantado devido aos últimos acontecimentos envolvendo a morte de Thales Martins Cruz, de 10 anos, que havia frequentado o Parque Ecológico, por febre maculosa. O garoto faleceu 15 dias depois de frequentar o lugar com um grupo de escoteiros. Nos últimos dez anos, esse é o quarto caso confirmado de febre maculosa em residentes de Belo Horizonte.
e afirmou ainda que é preciso ter um plano bem traçado de manejo destes animais, para evitar que eles morram. "Da parte do Ibama houve a questão de judicialização da capivara em uma certa época. A Prefeitura as retirou da natureza e colocou em outro recinto. Mas os animais, muito tempo presos, começaram a morrer. É necessário um plano de manejo dos animais, que deve ser embasado tecnicamente", disse.
No entanto, o Ibama afirmou que a competência para a elaboração do plano de manejo, assim como a aprovação, é do município. Isso porque a Lagoa da Pampulha é uma represa artificial. Esta medida será executada a médio e longo prazo, no entanto, ainda não foi definida uma data para apresentação do plano.
Assim, uma força tarefa composta pelo IBAMA, PBH, MP e Instituto Estadual de Florestas (IEF) começaram no Parque Ecológico.
Outras reuniões devem ser feitas para definir os próximos passos de prevenção