Premiê renuncia, e eleições devem ocorrer em fevereiro

Folhapress
21/12/2012 às 20:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:56

SÃO PAULO - O gabinete do presidente italiano, Giorgio Napolitano, confirmou que o premiê, Mario Monti, entregou nesta sexta-feira (21) o seu pedido de renúncia. Espera-se que Napolitano dissolva o Parlamento nos próximos dias, como é de praxe, e convoque novas eleições, como já havia indicado anteriormente, para o dia 24 de fevereiro.

O presidente dará início a consultas com líderes políticos neste sábado para discutir os próximos passos, informou o gabinete, em comunicado. Até lá, Napolitano pediu a Monti para que permaneça no cargo.

Monti, 69, apresentou sua renúncia durante uma breve reunião, logo após o Parlamento ter aprovado o Orçamento de 2013 apresentado por seu governo.

Com 309 votos a favor, 55 contra e 5 abstenções, a Câmara dos Deputados ratificou em terceira leitura parlamentar o que ficou conhecido na Itália como projeto de Lei de Estabilidade, que tinha sido aprovado em Conselho de Ministros na madrugada do dia 10 de outubro.

Considerado um tecnocrata, o premiê, que havia assumido em novembro de 2011, anunciou que deixaria o posto no último dia 8 de dezembro, após o partido de seu antecessor ter retirado o apoio ao governo.

Berlusconi havia declarado, logo em seguida, que encabeçaria a lista de candidatos de seu partido, o Povo da Liberdade (PDL). No último dia 13, porém, ele afirmou que retiraria sua candidatura caso Monti aceitasse candidatar-se às eleições de fevereiro. Monti -que assumiu o cargo ao ser nomeado por Napolitano, e não após eleições- por sua vez, ainda não se manifestou sobre essa possibilidade.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por