(Casa do Presépio/Divulgação)
Um presépio diferente que, além de recontar o nascimento do menino Jesus, também retrata a vida de uma cidade interiorana de Minas Gerais. Assim é a Casa do Presépio, que há 35 anos é montada em Itabirito, na Região Central de Minas, e aberta para visitação gratuita.
Construído com materiais recicláveis, como papeis, caixas e madeiras, neste ano o presépio tem um tributo especial às vítimas da tragédia de Janaúba. As nove crianças e a professora mortas no atentado foram homenageadas pela artesã Maria de Lourdes.
Uma creche que leva o nome Gente Inocente, o mesmo da unidade alvo de um ataque, foi erguida na Casa do Presépio. Na montagem, os pequenos estão brincando e felizes. "É assim que elas (crianças) deveriam estar hoje, sorrindo e correndo", contou emocionada Izabel Martins, filha da aposentada Lourdes do Presépio.
Tudo é muito bem ilustrado e pensado para dar o toque de realidade. "O presépio não deixa de contar a história básica do menino de Jesus, mas tentamos trazer para a atualidade. Por isso retratamos uma cidade", explicou. E completou: "nosso presépio é diferente por causa disso, é uma mini-cidade, é a nossa cidade, a história de cada um. Todos que vêm aqui se emocionam com as histórias das pessoas".
O presépio conta com aproximadamente 10 mil peças, que são confeccionadas durante todo o ano. Ele ocupa aproximadamente 60 metros da garagem da casa da dona Lourdes. A montagem começa seis meses antes do Natal. Quem quiser conferir o trabalho tem até o dia 6 de janeiro para visitar o espaço.Divulgação
Casa de brinquedos também foi montada para homenagear crianças
Tradição de família
Foi em 1982 que Dona Lourdes Silva, aposentada de 60 anos, criou a Casa do Presépio, onde estão expostas as peças. Com ajuda da família e economias próprias, ela foi recriando o nascimento de Cristo com simplicidade e delicadeza. O espaço funciona durante todo o dia e recebe visitantes de várias partes do Estado. “As pessoas que vêm à Casa do Presépio sentam, choram, desabafam, perdoam. É um lugar de encanto, onde é possível se sentir em paz”, ressalta Kelly Cristina da Silva Martins, uma das montadoras.
Apesar da tradição, 2017 pode ser a última vez que o presépio será exibido. Isso porque a família, que não recebe apoio financeiro para manter a estrutura, não sabe se terá verba para continuar com o trabalho. "Todo ano tem que fazer a manutenção e renovar a decoração do presépio. Tudo isso custa dinheiro. Minha mãe está com receio de não conseguir levar ele adiante", lamentou a filha da aposentada.
Serviço
Casa do Presépio
Onde: Rua Gonçalves Dias, 102 - bairro Capanema - Itabirito-MG
Quando: Todos os dias, das 8h às 21h
Entrada franca
Confira outras fotos do presépio na galeria de imagens