(Mandel Ngan/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta sexta-feira (21) o senador John Kerry para suceder Hillary Clinton à frente do Departamento de Estado norte-americano em seu segundo mandato.
Ao nomear Kerry como sua escolha para secretário de Estado dos EUA, Obama declarou que toda a trajetória do senador "o preparou para essa função". De acordo com o presidente, a carreira política e a vida pública de Kerry fizeram dele uma voz norte-americana respeitada no exterior.
Se passar pela sabatina do Senado, Kerry substituirá Hillary à frente da chancelaria norte-americana. Hillary não estava presente à cerimônia de nomeação porque ainda está se recuperando de uma concussão sofrida em uma queda.
Kerry, que é senador por Massachusetts desde 1985 e foi o candidato democrata à presidência dos EUA em 2004, foi presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado nos últimos quatro anos; como enviado especial da Casa Branca, ele atuou na estabilização das relações entre os EUA e o Paquistão e o Afeganistão. Veterano condecorado na Guerra do Vietnã, Kerry posicionou-se contra o conflito ao retornar aos EUA.
O nome de Kerry passou a estar no centro das especulações sobre quem seria o sucessor de Hillary Clinton no comando da diplomacia norte-americana depois de a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), Susan Rice, considerada a preferida de Obama, ter retirado seu nome ao enfrentar oposição forte por parte do Partido Republicano. A expectativa é de que a indicação de Kerry não tenha dificuldades para ser confirmada pelo Senado. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.
http://www.estadao.com.br