Presidente do TRE-MG clama por consciência nessas eleições

Patrícia Scofield - Do Hoje em Dia
07/10/2012 às 10:15.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:52
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Antônio Carlos Cruvinel, fez um apelo, na manhã deste domingo (7), para que os eleitores do Estado votem com consciência e pesquisem o histórico dos candidatos. “A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, lançou essa recomendação para que o eleitor votasse limpo. Esse voto limpo significa não só o aspecto material, mas no aspecto subjetivo, de análise dos candidatos, verificar aqueles que têm realmente pendor para administrar a coisa pública, sem nódoa, sem problema”.

Cruvinel comentou sobre o assassinato de um cabo eleitoral no sábado, em Ribeirão das Neves. Segundo o presidente, a segurança na região já estava reforçada, conforme previsto pelo TRE, mas é um desafio coibir crimes. “Nessas eleições os ânimos e as paixões se afloram e resulta nisso”, acrescentou. 

Durante a primeira sessão da Corte Eleitoral deste domingo, o presidente decidiu que treze eleitores de Arantina, no Sudoeste de Minas deverão votar na cidade. Segundo Cruvinel, o juiz eleitoral local interpretou que havia uma possível irregularidade no processo de transferência dos títulos, e determinou a exclusão desses eleitores da folha de votação. "O artigo 72 do Código Eleitoral prevê ue enquanto estiver sob judice o eleitor pode votar, eu concedi a cautela para que eles possam votar. Depois, se o recurso foi improvido, eles deixam de ser eleitor naquela zona eleitoral", esclareceu.
 
O desembargador confirmou que pro volta das 22 horas a Justiça Eleitoral já terá uma definição sobre o cenário na capital, e em todo o Estado, até às 5 horas de segunda-feira.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por