Após o resultado da eleição presidencial do Brasil neste domingo (30), em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL) por 50,9% a 49,1%, alguns líderes mundiais se pronunciaram parabenizando o petista.
O presidente dos EUA, Joe Biden, emitiu um comunicado oficial da Casa Branca, sede do governo americano, dando formalmente seus parabéns pela eleição de Lula.
“nvio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e críveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, diz Joe Biden no comunicado.
Por meio do Twitter, o presidente da França, Emmanuel Macron, também parabenizou Lula, a quem chamou de “caro”.
“Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, afirma o líder francês.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, aproveitou o resultado das eleições gerais brasileiras para felicitar a vitória de Lula.
“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial e fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”.
Quem também fez questão de dar parabéns ao Lula foi o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela. “Celebramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu o
@LulaOficial como seu novo presidente. Viva aos povos decididos a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil triunfou a democracia. Felicitações Lula! Um grande abraço! Depois de tantas injustiças que viveste, o povo do Brasil te elegeu e a democracia triunfou. A América Latina sonha”.
Outro líder sul-americano a prestar homenagem à vitória de Lula no Twitter foi o argentino Alberto Fernández. “Felicidades @LulaOficial! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje mesmo. Aqui tem um companheiro para trabalhar e sonhar pelo melhor bem-estar de nossos povos”.
Ainda na América Latina, o presidente do México, Andrés Manuel Obrador, usou a rede social para, em poucas palavras, comentar a vitória de Lula: “Lula ganhou, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”.
Em Cuba, o atual líder do governo, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, também enviou sua mensagem de apoio à eleição do petista. “Estimado irmão Lula (@LulaOficial), felicito-o em nome do governo e do povo cubano, que celebra sua grande vitória em favor da união, da paz e da integração latino-americana e caribenha. Conte sempre com #Cuba”.
Por meio de comunicado oficial, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, compartilhou uma mensagem de parabéns a Lula.
“O presidente da República felicita o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois estados”
Leia Mais: