Previsão é de disputa acirrada no Triângulo

Ezequiel Fagundes - Hoje em Dia
10/01/2016 às 07:38.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:57
 (WELTON NEVES/SITE ODELMO LEÂO e PREFEITURA DE UBERLÂNDIA/DIVULGAÇÃO)

(WELTON NEVES/SITE ODELMO LEÂO e PREFEITURA DE UBERLÂNDIA/DIVULGAÇÃO)

Nas duas principais cidades do Triângulo Mineiro, a tendência é de polarização entre aliados do PT e do PSDB. Em Uberlândia, segundo maior colégio eleitoral de Minas, com cerca de 462 mil votantes, a disputa deve ser travada entre o prefeito Gilmar Machado (PT), que tentará a reeleição, e o deputado federal Odelmo Leão (PP).  Aliado de primeira hora do senador Aécio Neves (PSDB), Odelmo administrou a cidade por dois mandatos e saiu do cargo, em 2012, com altos índices de popularidade.  Gilmar tentará ficar por mais quatro anos no poder mantendo o vice do PMDB, Paulo Vitiello. Já o grupo de Odelmo ainda está discutindo a montagem da coligação.

Defensor aberto do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-prefeito tucano tem atacado a gestão do sucessor na página oficial dele na internet. "O PT se repete em todo o Brasil com as mesmas práticas de desgoverno, aparelhamento da máquina pública por interesses políticos, escândalos e falta de gestão. E quem sofre com tudo isso é a população", criticou Odelmo. Em resposta, o petista, que também já foi deputado federal, alega que sempre levou investimentos para a cidade, independentemente de quem estivesse na prefeitura, e que a recíproca não é verdadeira por parte do adversário.

Terceira via

A disputa em Uberlândia deve contar com uma terceira via, capitaneada pelo deputado federal Tenente Lúcio (PSB). De perfil independente, Lúcio estaria incentivando a candidatura do secretário de Transportes, Alexandre Andrade, que teria entrado em atrito com o atual prefeito.

Uberaba

Em Uberaba, município com quase 220 mil eleitores, o prefeito Paulo Piau (PMDB) vai tentar se reeleger com o apoio do PT. A bola da vez do lado tucano é o vereador Samir Cecílio (PSDB). O partido caminha junto com o PSB, do deputado estadual Antonio Lerin, derrotado por Piau em disputa de segundo turno, em 2012.

Em Uberaba, Paulo Piau tentará a reeleição com o apoio do PT. O prefeito peemedebista deve ter como concorrente o vereador tucano Samir Cecílio

Montes Claros

Em Montes Claros, no Norte de Minas, o prefeito Rui Muniz (PRB) tentará a reeleição em meio a uma série de denúncias contra a administração dele. O principal concorrente será o secretário de Integração do Norte e Nordeste de Minas, deputado estadual Paulo Guedes (PT), que irá se desincompatibilizar do cargo. Outro secretário que pode deixar o governo para entrar na briga é o deputado estadual Tadeu Martins Leite, de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por