A BH Airport entregou, nesta terça-feira (6), o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Esta foi a maior etapa do processo de expansão do complexo, que envolve, para os próximos anos, a implantação do aeroporto indústria e de uma nova pista de pousos e decolagens.
Até agora, a BH Airport investiu R$ 870 milhões em obras em Confins, sendo R$ 750 milhões no novo terminal. No médio prazo, o grupo estuda construir um edifício-garagem.
Para o ano que vem, de acordo com o presidente da BH Airport, Paulo César Rangel, está previsto o início da instalação de empresas no aeroporto indústria.
“Estamos em negociação com o governo do Estado para avançar o projeto e também com a Receita Federal, já que precisaremos de uma área alfandegária”, destacou. A ampliação da área destinada à atividade industrial pode acompanhar a construção da segunda pista do terminal, conforme Rangel.
A nova pista, com 2.500 metros de extensão, precisa ser concluída até o ano de 2020, ou quando a movimentação de pousos e decolagens atingir 198 mil por ano. Para 2016, a previsão é de que o ano termine com cerca de 105 mil.
Voos domésticos
Paulo César Rangel, criticou a possibilidade de retomada de voos domésticos no Aeroporto da Pampulha, durante a cerimônia de inauguração do novo terminal de Confins.
“É importante que tenhamos um aeroporto de referência, forte, para atrairmos mais voos nacionais e internacionais”, observou diante do ministro dos Transportes, Maurício Quintela, de representantes da Anac e da Infraero.
Propostas de retomada de voos para a Pampulha, ano que vem, têm sido estudadas pela Infraero, como adiantou o Hoje em Dia no último mês de novembro.
Capacidade
O novo espaço em Confins dobra o volume de passageiros do local para 22 milhões/ano. Para 2016, são esperados 10 milhões.
O Terminal 2 começa a ser utilizado para voos domésticos no próximo dia 11. Já os voos internacionais, que hoje operam a partir do Terminal 3, que é provisório, migrarão para o novo prédio em janeiro.