(BRUNO DOMINGOS)
A primeira fase da Copa do Mundo de 2014 registrou uma quantidade recorde de 1 bilhão de interações no Facebook, incluindo comentários, publicações e conteúdos compartilhados, informou nesta segunda-feira a rede social.
"A Copa do Mundo do Brasil ainda não terminou, mas já bateu todos os recordes históricos do Facebook no mundo", declarou a rede social em um comunicado.
"Desde o início da competição, a plataforma registrou 1 bilhão de interações. O número de pessoas falando sobre a Copa já totaliza 220 milhões", acrescentou.
Somente durante a primeira semana do torneio, que começou em 12 de junho, foram registradas 459 milhões de mensagens, comentários e "curtidas" relacionadas com o tema, números que já eram superiores a outros eventos esportivos como o Super Bowl ou os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia.
A rede social indicou que no sábado, durante o dramático jogo entre Brasil e Chile, mais de 31 milhões de pessoas comentaram sobre a partida, com 75 milhões de posts, comentários ou curtidas.
O jogo inaugural entre Brasil e Croácia, no entanto, continua a ser o mais comentado no Facebook, com 58 milhões de pessoas envolvidas em 140 milhões de interações.
No domingo, durante a partida entre México e Holanda, 35 milhões de pessoas publicaram conteúdo relacionado à partida, vencida pelos holandeses no último minuto.
Uma foto de Neymar e Hulk postada pelo primeiro em sua página no Facebook teve mais de 2,5 milhões de 'likes' e foi compartilhada mais de 70.000 vezes, o que torna a publicação mais popular de um jogador durante a Copa do Mundo.
As 11 publicações mais populares foram a de Neymar, do argentino Lionel Messi e do português Cristiano Ronaldo.
Entre as fotografias mais famosas estão uma série de Neymar - comemorando com seu colega David Luiz ou sua irmã Rafaella - e outra de Messi comemorando seu aniversário.
Com mais de 200 milhões de pessoas, o Brasil é um país muito ativo nas redes sociais, com metade de sua população com acesso à internet.
Os números divulgados pelo Facebook são globais e não apenas para usuários brasileiros.