Pró-horta na boca do estudante

Jornal O Norte
10/10/2005 às 10:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Moradores próximos de mais um meio de sobrevivência com o programa Pró-horta. Essa é proposta que apresentam as secretarias de Agricultura e de Educação, Emater e Apas - Associação de promoção e ação social por meio do Pró-horta que aproveita a produção das hortaliças para utilizá-la na merenda escolar.

As notícias são boas e o secretário, Osmani Barbosa, anuncia o recebimento de adubos, sementes, regadores e ferramentas que serão distribuídos em forma de kits, para auxiliar na condução da formação das hortas, dando melhores condições às pessoas que estarão na condução dessas atividades. O objetivo do desenvolvimento da produção de hortaliças é valorizar o produto cultivado na própria escola e melhorar substancialmente a alimentação dos alunos.

CORPO TÉCNICO

A grande demanda das escolas levou ao secretário a colocar o corpo técnico da pasta da Agricultura à disposição das entidades, no apoio à elaboração dos projetos e, com as parcerias, levar o conhecimento técnico para a condução da produção e criar um forte incentivo, tanto para os funcionários como para os alunos, resgatando o valor de se produzir o próprio alimento.

A assessoria de imprensa da prefeitura confirma que as 74 escolas que serão beneficiadas terão todo o acompanhamento das equipes na orientação dos trabalhos. Serão atendidos 7.500 alunos, distribuídos no meio rural e urbano.

O prefeito Athos Avelino quer melhorias na alimentação desses alunos, além de querer o trabalho totalmente orientado para informar e capacitá-los, para que tenham conhecimento da melhoria de sua alimentação, preservando sua saúde.

- Os esforços não serão medidos para atender essa parcela da população que certamente no futuro estará à frente da condução de muitas ações deste país - diz o secretário.

Osmani Barbosa destaca a importância desse incentivo, incluindo todo o material necessário para a execução das atividades que será distribuído de acordo com a demanda das escolas. Essas atividades estão todas em cronograma de execução que a secretaria estará acompanhando conforme as datas estabelecidas pelo programa de desenvolvimento do Pró-horta.

A complementação dos recursos, através do kit de material, será o passo para que a produção de hortaliças tenha a sua função igualmente voltada para a melhoria alimentar dos alunos.

- A qualidade desses produtos, com toda certeza, será o diferencial desse trabalho que quer inserir na merenda escolar um produto totalmente orgânico, salientando a preocupação com a saúde dessas comunidades - conclui.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por