Atlético não vence no Mineirão há quatro jogos e vê chance de Libertadores despencar (Pedro Souza/Atlético)
O Atlético perdeu a terceira partida seguida em casa no Brasileirão e viu o objetivo de voltar ao G4 ficar ainda mais longe. Agora, o alvinegro precisa focar em entrar no G6 ou torcer para que vire G8. Mesmo assim, as probabilidades do time de se classificar para a próxima Libertadores são baixas, segundo a UFMG.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Atlético tem apenas 11,1% de probabilidade de se classificar para a próxima Libertadores. Isso contando com um possível G8, já que Palmeiras, Athletico e Flamengo seguem vivos na atual edição da competição continental, além do próprio rubro-negro e do Corinthians estarem vivos na Copa do Brasil, times esses que estão atualmente dentro do G6.
O Atlético já precisa começar a fazer contas para conseguir se classificar e jogar a Libertadores no ano da estreia de seu estádio. Com 35 pontos e na sétima colocação da competição (50,7% de aproveitamento), o alvinegro está longe da pontuação ideal, também segundo a UFMG, para se classificar, que é de 70 pontos. Para atingir isso, o Galo teria que dobrar sua pontuação atual, conquistando 35 dos próximos 45 pontos disputados, ou seja, 77,7% de aproveitamento.
"Claro, com 70 pontos, o sétimo colocado não alcançaria essa pontuação, e daí a certeza da participação. Contudo, com 61 pontos, essa probabilidade é de 80%, ou seja, é mais provável um time com essa pontuação participar do que o contrário", explica o matemático Gilcione Nonato, da UFMG.
No entanto, os últimos anos mostram que é possível se classificar com menos pontos. Em 2021, o Red Bull Bragantino foi o 6° colocado com 56 pontos, enquanto o América foi o 8° com 53, ambos se classificaram para a Libertadores, sendo que o Coelho teve que passar pela fase preliminar da competição. No cenário atual, pode se calcular que 58 ou 60 pontos sejam o suficiente para garantir uma vaga direta para a competição continental, sendo assim, o Atlético teria que fazer mais 23 ou 25 pontos, o que seria um aproveitamento de 51% ou 55%, respectivamente, nas últimas 15 rodadas.
"O que eu posso afirmar é que a tendência é que o sétimo colocado no Brasileiro tenha 60 pontos ou menos, daí, com 61 pontos, as chances são boa de classificação", avalia o matemático.
Apesar de o cálculo anterior mostrar que o Atlético pode se classificar mesmo se mantiver algo próximo ao aproveitamento atual, é esperado que o clube melhore, principalmente dentro de casa. São apenas 18 pontos como mandante na atual edição, sendo que o clube acumula quatro jogos seguidos sem vitória. O aproveitamento de 50%, coloca o Galo apenas como o 12° melhor mandante da competição.
Na próxima rodada, o Atlético terá justamente o clássico contra o América, no Independência, para tentar se recuperar no Brasileirão. O jogo será um confronto direto, já que o Coelho tem 31 pontos e sonha em vencer para se aproximar do G6.
Chance mínima de título
Atual campeão Brasileiro, o Atlético tem chance apenas remota de conquistar o bicampeonato. 14 pontos atrás do líder Palmeiras, o Galo tem apenas 0.25% de chance de título, segundo a UFMG. Curiosamente, a universidade calcula que o clube possui mais chance de queda (0.61%) do que de título.
Leia mais