Produção de biodiesel incomoda grandes países

Jornal O Norte
11/09/2008 às 10:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:43

Valéria Esteves


Colaboração para O NORTE

Os países europeus e os Estados Unidos bem que tentaram convencer a ONU- Organização das Nações Unidas e os países que consomem alimentos dos trópicos, de que o Brasil estaria cometendo um crime contra a humanidade aumentando sua área de produção de oleagionosas. A produção do biodiesel pujante e em atividade no Brasil tem incomodado países que vão precisar competir não somente com a tecnologia, mas, e inclusive, com o número de terras a serem exploradas. A comemoração do governo federal, é com o ganho no aumento da produtividade em função dos fatores climáticos e geração de tecnologia, que conforme o último levantamento da safra de grãos do período 2007/2008, será de 143,87 milhões de toneladas.

Nesta semana, o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, Sílvio Porto o milho é o destaque deste levantamento. Estamos colhendo uma produção superior a 58 milhões de toneladas e o consumo está estimado em 44 milhões de toneladas.

O secretário- executivo do Mapa - ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro disse que o resultado da terceira estimativa da safra de café 2008, projetada em 45,85 milhões de sacas de 60 quilos. Este é o segundo maior número alcançado nos últimos 10 anos. Além disso, vale destacar que, no ano passado, tivemos índice de produtividade de 16 sacas por hectare e, neste ano, teremos 21 sacas por hectare. Ou seja, a tecnologia está em campo, o que baixa os custos de produção e garante a atividade cafeeira, explicou.

Silas completou: o mundo clamou por alimento e abastecimento e o Brasil correspondeu às expectativas. Temos milho para exportar, além de estoque de suprimento para 2009, enfatizou. No caso do trigo, Porto disse que para se ter um país autônomo na produção do grão é necessário chegar a 10,5 milhões de toneladas.

- A expectativa é que, em 2009, alcancemos seis milhões de toneladas deste cereal e a meta, para os próximos anos, é alcançar oito milhões de toneladas - finalizou.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por