Produção de Moc expande para a Superagro 2010

Jornal O Norte
07/05/2010 às 09:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:28

Janaína Gonçalves


Repórter

A Superagro realiza sua sexta edição consecutiva no período de 26 de maio a 6 de junho de 2010, no complexo parque de exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte.

Criado em 2005, o evento tem por objetivo fomentar o desenvolvimento do agronegócio mineiro, por meio da prospecção e realização de negócios pelos diversos agentes do setor, representados pelos criadores e produtores rurais e pelas indústrias e empresas fornecedoras para os diferentes segmentos do agronegócio. Em 2009, a feira recebeu cerca de 64 mil visitantes.

A Superagro é uma realização do governo de Minas, por meio da Seapa -Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ima - Instituto Mineiro de Agropecuária, da Faemg - Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e do Sebrae Minas. Esta edição está focada no incremento à agricultura familiar e conta com produtor do Norte de Minas.

Com quase 1,2 milhão de pessoas envolvidas na atividade, a produção familiar responde por 84% da produção de mandioca, 47% do milho, 30% do café e 32% do feijão, de acordo com o censo agropecuário 2006 do IBGE, divulgado em setembro de 2009. Na pecuária, a produção familiar responde por 34% do plantel bovino, 31% do suíno e 28% do avícola, além de representar cerca de 45% da produção de leite do estado. 

Conforme o secretário de Agricultura de Montes Claros, esta é um oportunidade de mostrar as potencialidade do Norte de Minas, na capital.

- O nosso produto tem um valor significativo para a economia de Minas, não só pela cultura, mas pelo valor dos produtos a serem consumidos, como queijo, cachaça, mel, doces, farinhas, compotas e biscoitos, além do artesanato. Os produtos, que saem boa parte do cultivo em casa, ganham adeptos dentro e fora do estado. Além disso, reforça também a criatividade com o artesanato local - diz.

O evento vem neste ano ampliar sua participação no mercado e uma das oportunidades de promover a divulgação das marcas e dos produtos, realizar vendas diretas para os consumidores e prospectar negócios futuros é a participação em feiras.

Quem já comemora com a proposta é o produtor, de Montes Claros, Luiz Carlos Rodrigues, com a venda garantida de 20 quilos de doce de limão. O negócio teve início na última feira da qual participou, em novembro de 2009, em Uberaba.

Diante do aumento das encomendas de outras cidades, o produtor está ampliando a cozinha especial que construiu para a fabricação dos doces. Ele já participou de duas edições da Superagro e gostou. Vendeu a produção e fez novos contatos. Daí seu otimismo com a participação neste ano. Na lista, estão os doces de figo, laranja da terra, abóbora, limão, mamão, abacaxi e tomate, cujos produtos cultiva na sua propriedade. Ele comercializa o quilo do doce na região por R$ 16 e fatura em média R$ 1.800 por mês apenas com as vendas feitas em Montes Claros.

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