Produto químico atinge afluente do rio Jequitinhonha e abastecimento é suspenso na região

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/01/2018 às 18:15.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:37
 (Reprodução WhatsApp)

(Reprodução WhatsApp)

Moradores das cidades de Ponto dos Volantes e Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, tiveram o serviço de abastecimento de água interrompido, depois do acidente, com uma carreta com produto químico, que atingiu um dos afluentes do rio Jequitinhonha, na noite dessa quinta-feira (4). 

Por precaução, a prefeitura da cidade emitiu uma nota nesta sexta-feira (5), pedindo que "a população não atravesse o rio, ou tome banho, ou molhe plantações e evite qualquer contato com a água, até a situação se normalizar", publicou em seu site.

Ainda conforme a nota "a prefeitura está tomando todas as providências necessárias, já entrou em contato com a Copanor, que está monitorando a qualidade da água, já acionou a Defesa Civil Municipal, a Polícia Ambiental e a mesma também já acionou a NEA de Minas Gerais (Núcleo de emergência ambiental)".

Por meio de nota, a Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor) informou que o abastecimento na cidade de Ponto dos Volantes e nas localidades de Fogueteiros, Fonte Nova, Flor de Minas, São João e São José, que pertencem ao município de Itaobim, está sendo feito por meio de caminhões-pipa e por um poço artesiano, localizado em Ponto dos Volantes e ativado nessa quinta.

Ainda conforme o comunicado, a previsão é que o serviço seja normalizado, gradativamente, até a noite de segunda-feira (8). "A Companhia segue monitorando o córrego São João, afluente do Rio Jequitinhonha, com a coleta e análise da água, permanentemente", esclareceu.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por