Produtor de Matias Cardoso é o primeiro colocado no 4° Prêmio Emater de criatividade rural

Jornal O Norte
15/09/2009 às 10:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:10

Janaína Gonçalves


Repórter

O Norte de Minas comemora com a vitória do agricultor Antônio Aparecido Dias Correia, de Matias Cardoso, no 4º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural. O projeto da Colhedeira manual de mamona, desenvolvido com a orientação do extensionista Welton José de Melo,  concedeu ao produtor o primeiro lugar no concurso deste ano.

De acordo com o produtor rural, a proposta foi desenvolver um equipamento para facilitar a colheita da mamona, com mais conforto para os produtores e redução do desperdício.

- Para produção da colhedeira foi utilizado um pedaço de cano de PVC (que antes era usado como forma de queijo), um suporte de retrovisor de bicicleta usado e um copo velho de alumínio. Com o equipamento, o rendimento da colheita duplica, chegando a 800 quilos de mamona por dia, para cada trabalhador. Além disso, o equipamento evita ferimentos nas mãos, comum na colheita manual, causados pelos espinhos das bagas da mamona, acredita.

Conforme o gerente regional da Emater, Ricardo Peres Demicheli, foram premiados os cinco primeiros classificados. Ele explica que, para concorrer ao prêmio, os participantes devem apresentar os projetos orientados por extensionistas de instituições públicas ou privados de serviços de assistência técnica e extensão rural. Alem disso, deverá ser feita a descrição do invento (que pode ser um equipamento ou uma técnica), acompanhada de fotos ou fitas de vídeo que ajudem a explicar seu funcionamento ou aplicação.

Demicheli ressalta ainda que o concurso foi criado desde 2006,  como oportunidade de abrir espaço para troca de experiências. – A iniciativa é importante, inovadora, para o conhecimento das potencialidades dos produtores e pecuaristas do nordeste de minas, avalia.

Só na edição passada, um agricultor de Jaíba e outro do município de Caraí foram contemplados com o prêmio. – Cerca de 40 produtores estiveram engajados neste projeto de incentivo ao produtor, e acredito que neste ano vamos ter mais adeptos, a exemplo disso, já estão confirmadas as inscrições em Glaucilândia e Buritizeiro

Para o coordenador técnico do concurso, o engenheiro agrônomo Waldyr Pascoal Filho, os projetos demonstram como a criatividade dos produtores pode resolver uma dificuldade com baixo custo. -Todos os vencedores apresentaram soluções que combinam economia de tempo, redução de custos e melhoria no desempenho das tarefas, com a possibilidade concreta de aumentar a renda familiar. E acrescenta; -

Muitas vezes o produtor utiliza uma tecnologia em seu negócio, uma melhoria que tem como objetivo resolver o seu problema. Ele não tem como meta ganhar dinheiro. Mas a solução encontrada pode não só ajudá-lo, como a outros produtores que passam pelas mesmas situações e ainda ser premiada , relata

O vencedor irá receber um computador desktop completo, uma impressora, uma TV LCD 32 polegadas e uma câmera fotográfica digital, a premiação dia 30 se setembro em Belo Horizonte.

Foram inscritos 150 projetos nesta edição do prêmio, 25% acima do número de inscritos em 2008 (120). Os projetos foram analisados e aprovados por uma comissão formada por especialistas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater-MG, Epamig, IMA, Ruralminas, Embrapa, Banco do Brasil, Ocemg/Sescoop-MG e Fetaemg.

Os demais premiados no 4º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural são:

2º lugar: Produtor: Otávio Rodrigues da Silva, do município de Bom Repouso (Sul de Minas)Projeto: Embaladora de Morango


Extensionista responsável: Raquel Helena do Amaral

3º lugar:Produtor: Walter Roberto Pereira, de Divino (Zona da Mata)


Projeto: Sistema para Varredura de Café


Extensionista responsável: Emanuella Costa Torres

4º lugar:Produtor: Eduardo de Oliveira, de Dom Joaquim (região Central)


Projeto: Limpadora a Vapor de Quadros de Colméia


Extensionista responsável: Vanilton Alves

5º lugar:Produtor: José Rodrigues de Resende, de Central de Minas (Vale do Rio Doce)


Projeto: Descamadora de Peixe


Extensionista responsável: Alber Sampaio Ribeiro

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por